DUNUs TITAN1es, TITAN1 e TITAN5

INTRODUÇÃO

Aqueles que leram minha avaliação do DUNU DN-2000 sabem o quanto aquele fone me encantou. É um dos melhores in-ears que já pude ouvir, e provavelmente o que vou adquirir para tomar o lugar do meu antigo JH Audio Roxanne – que foi embora por motivos financeiros.

Mas não é só do DN-2000 que vive a DUNU. A marca oferece diversos intra-auriculares, que abrangem uma extensa faixa de preços. A linha mais completa é a TITAN, que vai desde o TITAN1es, de 55 dólares, até o TITAN5, de 140. Tenho aqui ambos os modelos para avaliação, além do intermediário TITAN1, de 95. Todos são intra-auriculares dinâmicos.

 

ASPECTOS FÍSICOS

img_8384

TITAN1es, TITAN1 e TITAN5

Os três modelos trazem em comum, além da estética (que me lembra muito alguns antigos modelos da Sony, como o EX90LP), a boa qualidade de construção. Tanto o TITAN5 quanto o TITAN1 são quase inteiramente construídos em metal injetado – as maiores diferenças são que o 5 têm o cabo removível, por meio de um conector MMCX, e o 1 tem, em cada lado do corpo, um anel vermelho e um azul para indicar o lado. O cabo também é diferente: no 5 ele é todo emborrachado, enquanto no 1 ele é revestido de tecido abaixo do divisor Y. Já o 1es é mais simples, com o corpo de plástico, porém com uma peça metalizada por cima – que pode, aliás, vir em três cores. Em suma, os três são muito bem feitos, mas há uma progressão clara conforme se sobe a escada.

Nos acessórios, a história se repete: enquanto o 1es conta com uma típica caixinha de nylon rígido, 6 pares de ponteiras (incluindo três Spinfit), um earloop e um clipe de camisa, os irmãos mais velhos são mais elaborados. As caixinhas para transporte são de plástico e mais sofisticadas, e há também um adaptador P2-P10. Um detalhe é que o 1 não conta com earloops, mas o 5 traz de volta esse acessório, porém no estilo daquele dos in-ears da Bose.

Em termos de conforto, todos me agradam bastante. Eles são feitos para serem usados com o cabo para baixo, mas ao contrário do que ocorre com muitos outros fones desse tipo, não sinto qualquer sensação de insegurança – mesmo com o TITAN5, que é bem pesado. Ao menos para mim, os earloops se mostraram desnecessários. Além disso, por mais que eles não tenham sido desenvolvidos para isso, é possível utilizá-los com o cabo para cima sem maiores dificuldades.

img_8398A única questão que merece atenção é que, em todos eles, o isolamento acústico é mediano. Algo como um Xtreme Ears Xtreme ONE, um Westone ou um Etymotic, por exemplo, protege de ruídos externos consideravelmente mais. Isso provavelmente se deve ao encaixe mais raso dos DUNU. Sinceramente, não é algo que me incomoda, visto que quem sai ganhando é o conforto. É, simplesmente, uma outra abordagem.

 

O SOM

Como tenho aqui três modelos, vou tentar fazer uma avaliação um pouco mais concisa do que o normal. Vou começar pelo mais simples.

TITAN1es

O TITAN1es é um fone dinâmico, porém, felizmente, não cai em muitas das armadilhas tradicionais de fones que utilizam essa tecnologia. O que frequentemente ouço em fones dinâmicos mais baratos é uma sonoridade que parece estar “sob pressão”. É muito difícil explicar, mas é uma sensação bastante desagradável e muito pouco natural. É como se os médios estivessem sendo pressionados de certa forma. O 1es, ao contrário disso, possui médios relativamente para a frente. Essa é uma característica que me agrada e que vai contra o que se espera de um fone de seu tipo e faixa de preço.

img_8395Em suma, é um intra-auricular com uma sonoridade bastante aberta e detalhada, mas sem perder força e autoridade.

Antes de tudo, os graves: esses fazem jus ao falante dinâmico. São presentes, cheios e autoritários. Passam um pouquinho da linha da neutralidade, mas sem qualquer interferência em outras regiões do espectro – algo muito bonito de se ver num intra-auricular de meros 55 dólares. Em termos de personalidade, são bem melodiosos, o que significa que não priorizam o detalhamento extremo. Mas são como gosto: acho que graves gordos, que batem forte, na maioria dos casos são mais interessantes do que graves mais secos e definidos.

Nos médios, tenho algumas críticas. Gosto do fato de eles serem mais para a frente, mas há um pico, próximo aos médio-agudos, que é um pouco exagerado e pode incomodar. Ele faz com que o 1es tenha uma apresentação bastante forward. Em muitas situações – por exemplo, com gêneros acústicos –, isso não é problema. Mas existem inúmeros casos em que essa característica é muito evidente, e pode incomodar. Por exemplo, na Fences, da Isabel, as palmas são muito altas, e na Drone Bomb Me, da AHNONI, há sibilância considerável.

No entanto, não é um problema sério e é importante lembrar que estamos falando de um intra-auricular de 55 dólares. Nada totalmente inesperado. Caracterizaria os médios como competentes, principalmente tendo em vista o alto nível de detalhamento e transparência que eles proporcionam para um fone desse preço.

img_8401Já os agudos mantém essa característica, e são relativamente pronunciados, principalmente nas regiões mais baixas. Novamente, é uma faca de dois gumes: ao passo em que eles ajudam a proporcionar uma sonoridade consideravelmente detalhada e aberta – e, no caso de muitas músicas mais calmas, delicada –, em outras o resultado pode ser um pouco agressivo e fatigante. Curiosamente, porém, a extensão não é incrível.

Como disse anteriormente, o TITAN1es consegue aliar força e assertividade a abertura e transparência, e esse é um truque difícil de ser feito. A questão é que, aqui, isso vem a um custo. Entretanto, mais uma vez, devemos lembrar que estamos falando de um fone simples e que, num caso como esse, sempre haverá comprometimentos. É uma questão de escolha.

O que posso dizer é que, comparado a muitos outros fones de sua faixa de preço, o 1es é excepcional e vai muito além do que sua faixa de preço sugere – principalmente em gêneros musicais que não acentuam essa agressividade que seus médio-agudos e agudos podem apresentar, como músicas acústicas ou alguns sub-gêneros de música eletrônica.

TITAN1

E felizmente, ao passarmos para o TITAN1, o que temos é justamente um refinamento dessa mesma sonoridade, em que os problemas encontrados no 1es são atenuados. A sonoridade em geral é a mesma (o que é bom), mas parte da agressividade que encontrava nos agudos e médio-agudos desaparece, e o que resta é uma sonoridade bem mais refinada e equilibrada.

titan1__88580-1420562343-1280-1280Mas o problema não é 100% solucionado, e acho que os médio-agudos e agudos ainda poderiam ser mais tranquilos. Na Icon Love, do grupo On and On, por exemplo, parece haver muita atividade nas altas frequências, e mais uma vez, não é o que considero ideal. No entanto, ao contrário do que ocorre no 1es, é um incremento na região aguda como um todo, que apresenta maior extensão. É como se não houvesse picos localizados: toda a região alta é incrementada. Por isso, assim como no 1es, em diversos gêneros o resultado pode ser fatigante, mas de forma um pouco diferente. Também há, em alguns casos, sibilância.

Já os graves também ganham uma pitada a mais de energia. Ainda não os considero exagerados, mas batem com força. O resultado, consequentemente, é um fone com uma sonoridade que pende mais para a clássica resposta em V – mas, apesar de eu geralmente detestar esse tipo de sonoridade, aqui não é algo que me desagrada muito. De alguma forma, ainda considero o TITAN1 um fone bastante agradável e competente. É basicamente um 1es mais refinado.

TITAN5

Mas, quando chegamos ao TITAN5, é que entendemos o motivo da existência da linha TITAN. “Agora, sim” é o que penso quando salto para o 5 após ouvir o 1es e o 1. Aqui, todos os problemas são de fato solucionados e as proezas potencializadas. Esse fone é realmente fantástico.

img_8396Assim como no caso do TITAN1, é um intra-auricular que tende um pouco para uma sonoridade mais em V, mas sem perder o equilíbrio geral. Mais do que seus irmãos mais simples, ele consegue aliar de forma magistral uma sonoridade aberta e transparente a muita pegada e autoridade. E, aqui, toda a agressividade nas regiões altas some. Ele é o que consegue realizar o truque que o TITAN1es e o TITAN1 ensaiam fazer.

Vamos falar dos graves: eles são ainda mais fortes, e entram um pouquinho no que considero “fortes demais”, mas é um incremento principalmente nos sub-graves, que não interfere nos médios. Além disso, em termos de personalidade, eles continuam seguindo uma linha mais melodiosa e eufônica. São graves “subterrâneos”, com muita autoridade, ótimo detalhamento, e bastante pegada, apesar de ainda serem ligeiramente mais soltos.

É o tipo de fone que agrada meu lado basshead, mas tenho que admitir… são graves espetaculares. Qualquer coisa que dependa de desenvoltura nessa região vai ser extremamente bem tratada. E, pra completar, assim como no DN2000, de que tanto gostei, a extensão é bem impressionante.

Nos médios, as boas notícias continuam. Eles são mais lineares do que no TITAN1 e principalmente do que no TITAN1es, e me parecem muito naturais. Em gêneros que dependem quase que exclusivamente da região média, não há do que reclamar. Só acho que, em algumas raras ocasiões, eles ainda podem ser ligeiramente recuados.

img_8392Em geral, porém, só tenho coisas excelentes a dizer. A progressão aos agudos é exemplar, e as regiões altas aqui também são dignas de elogios – tanto em termos de presença quanto de extensão. Minhas únicas críticas são com relação a uma leve falta de corpo e de definição nos agudos. Mas, vejam, isso é relativo. São as poucas situações em que me lembro de que estamos falando de um fone de 150 dólares. Pequenas críticas que só são feitas porque todo o resto é muito, mas muito bom.

A apresentação de espacialidade também é incrível, o detalhamento é ótimo e me encanta a forma como o TITAN5 consegue também ser um fone muito delicado em momentos em que isso é necessário, ao mesmo tempo em que ele é extremamente autoritário. Soul e R&B são, em minha opinião, os gêneros que mais se beneficiam dessa habilidade. Por exemplo, na Unstoppable da Lianne La Havas, na Angel Eyes do grupo Submotion Orchestra, na Big Boy da Charlotte Cardin e na I Don’t Need Another Lover da Billie Black esse IEM consegue renderizar de forma extremamente delicada as lindas vozes das três cantoras (inclusive, a Lianne La Havas tem uma das vozes mais bonitas que conheço) enquanto as batidas têm muita força e presença. Para completar, há um belo retrato da ambiência das performances, ainda que ela seja simulada.

Existe muito pouco que o TITAN5 não faz excepcionalmente bem. Assim como o que ocorreu com o DN2000, estou seriamente impressionado com que ouço desse IEM.

 

CONCLUSÕES

img_8394O TITAN1es e o TITAN1 são ótimos fones, especialmente em suas faixas de preço. Ambos são fones com uma sonoridade aberta e arejada, porém sem ser leve e não autoritária. Sinceramente, são presença obrigatória na lista de quem estiver buscando IEMs próximos dos 55 ou dos 95 dólares – só não os recomendo para aqueles que buscam uma personalidade mais fechada.

A questão, porém, é que não consigo dar tanta atenção a eles frente ao titã (perdoem-me o trocadilho) que é o TITAN5. Ele pode muito bem ser o melhor intra-auricular dinâmico que já ouvi. A melhor forma de descrevê-lo é com três palavras que geralmente são opostas, mas aqui, de alguma forma, se juntam de maneira incrível: aberto/autoritário/delicado. Ele é tudo isso.

Os grafismos, o slogan “delicate, unique & utmost” e os erros de inglês na embalagem podem render algumas risadas. Mas a DUNU definitivamente não está para brincadeira.

 

DUNU TITAN1es – US$55,00

  • Driver dinâmico único
  • Sensibilidade (1 mW): 102 dB SPL/V RMS
  • Impedância (1kHz): 16Ω
  • Resposta de Frequências: 20Hz-20kHz

 

DUNU TITAN1 – US$94,95

  • Driver dinâmico único
  • Sensibilidade (1 mW): 90 dB SPL/V RMS
  • Impedância (1kHz): 16Ω
  • Resposta de Frequências: 20Hz-30kHz

 

DUNU TITAN5 – US$139,00

  • Driver dinâmico único
  • Sensibilidade (1 mW): 108 dB SPL/V RMS
  • Impedância (1kHz): 32Ω
  • Resposta de Frequências: 10Hz-40kHz

 

Equipamentos Associados:

Portátil: Sony Xperia Z5, Oppo HA-2

Mesa: Mac Pro, Yulong D100, Yulong Sabre D18, HeadAmp GS-X

77 Comments
1
  • ThiagoV

    Opa! Por essas avaliações eu não estava esperando!! Muito bom o texto e me fez pensar: Ainda acha que o DUNU-DN2000 é mais fone que o TITAN 5? Digo, nos items espacialidade e habilidades técnicas nos médios/agudos, já que graves pra mim não é tão importante desde que tenha um bom “punchy” e textura, apesar de achar que vou ser surpreendido pela profundidade de qualquer modelo escolhido. Abraços!

    • Obrigado, Thiago!

      Olha, faz tempo que não ouço o DN2000, mas pelo que me lembro, é superior sim, principalmente nos médios. Mas o TITAN5 já é fantástico.

      Abraço!

  • Darthlean

    Mestre Leonardo,seria esse um bom fone para ouvir ROCK?Fica com Deus Mestre.

    • Olá Darthlean,

      O TITAN5, em especial, é sim!

      Um abraço!

      • Darthlean

        Obrigado pele retorno Mestre,Sabe onde poderia importar esse fone?Algum lugar mais confiável? Obrigado Mestre.

  • Bruno Andrade

    Boa tarde Leonardo,

    Impressionado com suas impressões sobre os Dunu estou muito interessado em comprar um, até por eu utilizar bem mais IEM’s durante o meu dia. Então assim, eu tenho um Shure Se215, você acha que eu pegar um Titan5 seria um upgrade (que a tempos quero fazer mais não encontrava um fone que me agradasse principalmente no preço) ou me recomendaria algum outro nessa faixa de até 150 dolares?

    • Olá, Bruno!

      Acho que o TITAN5 vai ser sim uma melhoria, mas também acho que vc terá uma assinatura um pouco diferente, com mais atividade nos agudos. A meu ver é algo benéfico, mas pode não ser o que vc busca.

      Um abraço!

      • Bruno Andrade

        Bom dia Leonardo, mais uma vez obrigado pela atenção

        Eu já comprei o Titan5 no Aliexpress e saiu por R$377 (ainda sem as taxas de importação) e tô esperando chegar! Com o que vc falou acho que vai ser interessante experimentar uma assinatura diferente já que tenho dois fones atualmente que são focados nos graves (o Se215 e o momentum over). Agora é esperar chegar e curtir ^^…

        Mais uma vez obrigado, abraços!

        • Darthlean

          Bruno como vai? Poderia me indicar o vendedor de sua compra? desde de já agradeço.

          • Bruno Andrade

            Tudo tranquilo, cara comprei com a BrightAudio que é bem avaliado e nos comentários dizem que a entrega deles é bem rápida, um cara do Chile disse que recebeu o Titan5 dele com 10 dias, não sei se terei a mesma sorte, rsrs..

            Abraços

          • Darthlean

            Obrigado Bruno tem o link?Será que original?

          • Bruno Andrade

            DUNU TITAN 5 TITAN5 TITAN-5 Titanium Diaphragm Dynamic High Fidelity HiFi Inner-ear Earphone
            http://s.aliexpress.com/7RZFFbeI
            (from AliExpress Android), acho difícil que não seja original!

            Saudações..

          • Darthlean

            É sua primeira Compra no aliExpress ?Me diga é só compra a vista?Já comprei pelo ebay,mais nunca pelo ali express.

          • Bruno Andrade

            É minha primeira compra de fone por lá, e acho que toda compra internacional é sempre crédito a vista, pelo Ali também é..

            Sdç

          • Darthlean

            Obrigado pela atenção tudo de bom.

          • Bruno e Darthlean, postei ali em cima mas foi um reply errado, então acho que vcs não viram a notificação. Então vai por aqui, de novo.

            Uma observação: essa demora geralmente não se deve aos correios, e sim à Receita Federal que atrasa na fiscalização e liberação das encomendas. E isso é pura questão de sorte. Vc pode ter duas encomendas enviadas pra vc, do mesmo lugar, no mesmo dia, e uma demorar duas semanas e outra demorar 2 meses. Os correios em si costumam ser até rápidos nesse caso, dependendo da modalidade de envio.

            Pra ver o rastreio mais detalhadamente, incluindo os detalhes da fiscalização aduaneira, coloquem o código de rastreio no http://websro.correios.com.br que isso dará a vcs mais informações que o rastreio comum e que os sites estrangeiros. Usem esse serviço pra rastrear encomendas de fora assim que elas entrarem no país que é melhor.

            Um abraço!

          • Bruno Andrade

            Mais uma vezobrigado pela dica Leonardo, esse link ajuda realmente a ver detalhes do envio porém me deixou ainda mais frustrado por ver que depois de mais 45 dias ainda não foi nem recebido na receita , rsrs,
            Boa sorte pra mim 🙁

          • Qual o seu rastreio? Posso dar uma olhada?

          • Bruno Andrade

            RE440254344SE

          • Ih, rapaz… pois é. Olha, nesse caso, o rastreio está muito incompleto. Qual foi a modalidade de envio que vc escolheu?

            No seu caso, acho que vale a pena entrar em contato com a loja para entender o que pode ter havido, porque já fazem 45 dias e o produto sequer registrou entrada em território brasileiro. Aí já tá estranho. Pode ser culpa dos serviços postais suecos, dos correios (da recepção do item até a Receita) ou, menos provável, da RF. Nesse caso é menos provável porque os Correios provavelmente teriam atualizado dizendo que o item foi recebido e que estava em trânsito para a fiscalização. Mas é possível que isso já tenha acontecido mas por algum motivo não tenha entrado no sistema, e por isso está demorando…

            Eu vi (talvez tenha entendido errado) que vc abriu uma disputa ali em cima, é isso mesmo? Deixa só eu fazer um comentário sobre isso, aproveitando que vc não tinha conhecimento sobre todo esse processo.

            Acho que seu caso é um daqueles raros em que isso pode fazer algum sentido, já que é possível que o erro tenha ocorrido por causa dos serviços postais suecos ou de alguma coisa que tem mais a ver com a loja do que com o Brasil (já que o item sequer apareceu como tendo entrado no país). Mas isso é exceção da exceção da exceção. Na VASTA maioria dos casos, quando ocorre algum problema no recebimento de encomendas internacionais, o problema é interno, geralmente na RF ou até nos correios. E muita gente abre disputas e reclamações (frequentemente por desconhecimento, é verdade) com as lojas, que muitas vezes reembolsam o valor, mesmo sem ter NADA a ver com isso, porque não sabem o que houve. E aí elas perdem o produto e o dinheiro.

            E como no Brasil esses problemas são frequentes, já ouvi falar de inúmeras lojas e marcas que simplesmente pararam de enviar para o Brasil por causa da frequência com que isso acontece. Ok que são problemas dos quais muitos consumidores não têm tanto como saber, mas isso é uma droga porque todo mundo sai perdendo.

            Então o resumo é: por mais que obviamente seja MUITO frustrante que isso aconteça, se vc tiver de fato aberto uma disputa com a loja, com o PayPal ou o que seja, acho que é bom se informar antes sobre como é todo esse processo. Eles podem não ter NADA a ver com isso e se ferrar por um problema que é do nosso país. E quando todo mundo faz isso, não é raro que as lojas simplesmente decidam não enviar mais pra cá.

          • Lucas dias

            Estou com o mesmo problema que o Bruno, já fazem 37 dias e o fone não chegou na RF. Comprei na mesma loja que ele só que o meu veio pela malásia( RQ042235245MY ). Não abri disputa ainda. vou esperar passar dois meses pelo menos.

          • Darthlean

            Pena amigos,então só o meu deu certo por enquanto :(.Pena .

          • Lucas dias

            Verdade. Espero que a gente consiga receber, Porque comprar de novo vai demorar muito. Feliz por você ter tido sorte na sua compra. Eai tá gostando do Fone? Gostou de escutar rock nele?

          • Darthlean

            Cara não queimei ele,estou escutando bem baixo ainda ,para deixar ele respirar kkkk,mais pelo que ouvi até agora,muito impressionante !!!!Led zeppelin ,épica Lacuna coil e Cave in ficaram muito bons até agora,o baixo é show mesmo,e as vozes femininas um show.Valeu muito e sem tributar mais ainda.Só não me arrisquei a tirar os cabos,são muito duros no encaixe,detalhe a embalagem é linda.

          • Lucas dias

            Cara não recebi meu fone ainda 🙁 Foi liberado sem tributação no dia 07/12. Vai fazer Três meses da compra dia 20 agora. oh demora mah.

          • Darthlean

            Que isso cara,que pena ,só eu então.Pena mesmo.

          • Bruno Andrade

            Pois é, acho que escolhi a entrega do próprio AliExpress, e creio que o problema seja entre Correios e RF, pq no rastreio do Ali diz que já foi entregue aq ao país de origem mais não atualiza no correio.
            E eu entrei com a disputa pq depois de 15 dias sem atualizar o tracking entrei em contato com o vendedor e ele me recomendou abrir a disputa pra tentar agilizar alguma coisa, em resposta o Ali disse que consta ter sido encaminhado pro Brasil e que eu aguardasse 12 dias pra ver se alguma coisa mudava.
            Não tive sorte, rsrs.. Ao contrário do colega aí que já tá aproveitando o dele, o jeito é esperar e se não receber até Janeiro o Ali me ressarcir como eles dizem.

          • Darthlean

            Bom dia Bruno, e ai cara o que resolveu do teu fone?

          • Bruno Andrade

            Boa tarde, cara tô em contato com o vendedor, hj ele respondeu que o objeto realmente está perdido e que ele tá pressionando a transportadora pra eles localizarem e tentar entregar antes dos 90 dias.
            Ô azar! :/

          • Darthlean

            Que pena cara. 🙁

          • Darthlean

            Bom dia Bruno o teu titan já chegou?

          • Bruno Andrade

            Bom dia, por coincidência recebi o rastreamento dos correios hoje, aparentemente não fui taxado, esperando que chegue esses dias ?

          • Darthlean

            cara que legal,o meu está assim o * 2016-10-27 13:13 na
            [NA] RECEIVED INTO FINAL DESTINATION COUNTRY ,DEMOROU QUANTOS DIAS O SEU?

          • Darthlean

            E ai Brunão o chegou?O meu chegou no Brasil(Curitiba) dia 4.Tudo de bom e fica com Deus.

          • Bruno Andrade

            Boa tarde, cara recebi uns emails dia 30 e achei que pq tinha chegado em Curitiba, mas até agora não chegou e no tracking dos correios não atualizou mais, não fala se já passou pela alfandega, é esperar né 🙁

          • Darthlean

            Cara que pena,vamos torcer para na demorar muito e nem tributar.

          • Darthlean

            Fala Bruno Boa Tarde ,Consegui receber o teu titan?O meu pelo menos parece não ter tributado.Boa tarde.

          • Bruno Andrade

            Tá difícil.. A mais de 15 dias que diz chegou no Brasil mais o Correios não me entrega.. Paciência e aguardar :/

          • Darthlean

            Que bomba né cara,vamos esperar.

          • Darthlean

            Bom dia Bruno tudo bem o meu chegou ontem,e o seu?Muito show mesmo o fone e a qualidade alta.

          • Bruno Andrade

            Bom dia, poxa cara, que massa.. O meu nada ainda, abri foi uma disputa pq tô impaciente já, mais deve tá chegando essa semana já que vc já recebeu, pelo menos espero!

          • Darthlean

            Cara que isso,você comprou dia 2 e eu dia 10 de outubro,um absurdo os correios cara.

          • Bruno Andrade

            Complicado mesmo, você mora onde?

          • Darthlean

            Sou do Rio De Janeiro,e achava que aqui era muito demorado.

          • Bruno Andrade

            Pois é, aq pra fortaleza é ainda mais demorado, rsrs
            Vc pode me dar o tracking do seu só pra eu comparar com o meu

          • Darthlean

            ta aí fera RE440870235SE

      • Bruno e Darthlean, uma observação: essa demora ou não geralmente não se deve aos correios, e sim à Receita Federal que atrasa na fiscalização e liberação das encomendas. E isso é pura questão de sorte. Os correios em si costumam ser bem rápidos nesse caso.

        Pra ver o rastreio mais detalhadamente, incluindo os detalhes da fiscalização aduaneira, coloquem o código de rastreio no http://websro.correios.com.br que isso dará a vcs mais informações que o rastreio comum e que os sites estrangeiros. Usem esse serviço pra rastrear encomendas de fora assim que elas entrarem no país que é melhor.

        Abraços!

  • Jonathan Vieira Anisio

    Obrigado por mais esse review! o/

    Leonardo qual seria a melhor opção de in-ear até uns US$150? para quem gosta de um som mais próximo ao do hd600. Um colega vai para os EUA mês que vem, dai ele vai trazer um in-ear para mim.

    Abraço e sucesso!

  • jjaguar

    Léo, bom dia.
    Qual a avaliação que você faria do titan5 em relação ao Xtreme ears xtreme one? Ainda tô na caça do substituto de meu Vsonic GR07, mas quero mudar um pouco de assinatura tb…

    Abraços!!!

    • Olha, é uma sonoridade muito diferente. O ONE é bem mais centrado nos médios. Já o TITAN5 é ligeiramente em V, mas não de uma forma desequilibrada. É inclusive, como digo na avaliação, bem doce e suave quando necessário, além de bem mais espacial. Mas é outra pegada, totalmente diferente, que vc pode gostar ou não.

      Com relação ao GR07, não posso opinar porque nunca ouvi.

      Abraço!

      • jjaguar

        Entendi Léo. Obrigado. Pelo review, vejo que o Titan 5 não está tão longe do GR07. E não quero algo parecido com o GR07, que é excelente, mas tem agudos e graves acentuados, apesar de não o considerar em V (reviews corroboram isso). Acho que vou pensar em outras possibilidades, algo mais neutro. Talvez o Xtreme mesmo, mas não me agrada o fato do cabo fixo no xtreme.

        Abraços!!!

  • Lucas dias

    O Titan 5 é melhor que o fone que foi descontinuado ath-ckm 55 da audio technica!? Tou perguntando em especifico esse fone pq foi unico fone in-ear mais caro que eu tive, e eu fiz a compra do titan 5 no aliexpress. Sera que vou sentir muita diferença na qualidade do som!?

  • Cueio Gordo

    Bom dia, boa noite, boa tarde. Eu tenho um Samsung Level On (EO-OG900BBESTA) e o som começou a falhar , creio que seja o cabo removivel. E estou pensando em trocar de fone. Sabe algum fone bom por menos de 700 reais, com som mais equilibrado? De preferencia que dê para comprar em loja fisica.

    • Olá Cueio,

      Em loja física vai ser bem difícil. Se vc quer um som mais equilibrado, até 700 reais, minha recomendação é o Audio-Technica M40X. Vc consegue encontrá-lo com alguma facilidade no MercadoLivre.

      Um abraço!

      • Cueio Gordo

        Obrigado! E consegue me dizer se o Audio Technica AX3 é bom? Eu quero um fone da Audio Technica faz tenpo e esse é o unico que eu achei em loja fisica. E só de curiosidade, o AKG N60 vale a pena?

        • Não, Cueio. O AX3 é muito fraco, inclusive em termos de acabamento. Deveria custar 150 reais, se muito.

          Vai no M40X que vc não vai se arrepender.

          Sobre o N60, é um fone legal sim, mas em termos de som, em minha opinião o M40X é mais interessante.

  • Lucas dias

    O que significa uma “sonoridade em V”?

  • Lucas dias

    O que significa “sonoridade em v”?

    • Olá Lucas,

      Sonoridade em V significa uma resposta de frequência que apresenta graves e agudos acentuados em relação aos médios. O gráfico de resposta de frequência, consequentemente, vai ter uma curva que vai lembrar a forma de um V ou um U, porque os médios vão estar em menor quantidade quando comparados aos graves e agudos.

      É uma personalidade amplamente vista, e que é do agrado de muitos entusiastas.

      Um abraço!

  • Eliezer Sarmento Dos Santos

    Estou querendo comprar o Titan 5 para ouvir músicas e ver filmes no celular no caminho até o trabalho. Vc acha desnecessário? O Titan1es ou o tinan1 já dariam bem conta do recado?

    Q propósito, cara seu site é o melhor do Brasil em análise de headPhone, parabéns. Já pensou em criar um vlog no YouTube?

  • Newton Cruz

    Leonardo, grande review, obrigado. Já viu/ouviu o Titan 3 ? Qual voce escolheria entre ele e o Titan 5 ?

    • Olá Fox,

      Infelizmente não! Da DUNU, só ouvi esses do review e o DN2000.

      Um abraço!

      • Fox61

        Ok, obrigado de qualquer forma. Vi um comparativo dele com o Titan 5 e parece que é o mesmo hardware com um ajuste diferente. E o autor ainda preferiu o Titan 3.

        Abraços,

  • Gabriel Grandinetti

    o titan5 funciona bem com iphones e android?

  • Zemaria Torrez

    Quanto tempo em média costuma durar um Fone desse?

    • Zemaria, muito difícil dizer, porque depende de muita coisa… mas por causa do cabo removível, em tese, é um fone que pode durar 100 anos (um falante dura isso) se muito bem cuidado – ou seja, se vc não ficar ouvindo num volume ensurdecedor, e tal. O cabo falharia antes disso, certo, e as ponteiras provavelmente também se deteriorariam, mas aí é só trocar.

  • Hugo Campos

    Olá Leonardo, tudo bem? A sonoridade do Dunu Titan 5 se assemelha a qual headphone?

    Abraços.

  • Hugo Campos

    olá Leonardo, tudo bom? Estou na dúvida entre o Dunu Titan 5 e o 1 More Triple Driver. Você conhece alguém que ja ouviu o ! more para compará-lo ao Dunu Titan 5?

    Abraços.

  • Fabio Matheus

    Tive um TITAN 1es que infelizmente perdi, e agora estou na dúvida se adquiro novamente um TITAN 1es ou vou para um Soundmagic E10. Sabe me dizer qual seria as principais diferenças entre esses fones ? O Soundmagic E10 teria alguma melhora significativa? (ele é uns R$ 80 mais caro). O que eu mais costumo ouvir é rock, jazz e música clássica.
    Muito obrigado! Sou um grande fã do seu site

    • Obrigado, Fabio! Mas infelizmente não tenho muito como ajudar, porque nunca ouvi o E10…