FiiO E17 Alpen

UM ADENDO PARA INICIANTES: COLOCANDO ESSA AVALIAÇÃO EM PERSPECTIVA

O E17, como você vai ver, pode ser a porta de entrada para iniciantes que querem dar os primeiros passos em sistemas um pouco mais pretensiosos. Não são poucas as vezes que vejo perguntas como “gostaria de uma placa de som melhor, o que devo comprar?” ou “tenho um Audio-Technica CKM500, que DAC ou amplificador devo escolher?”.

94|000022e52|4dcb_IMG-0100-1A grande questão é que avaliações, como essa que você vai ler, podem dar a entender que um equipamento como esse vai trazer uma melhora maior num sistema do que ele realmente vai. Acho que, nesse hobby, as coisas devem ser relativizadas. Iniciantes vão apreciar os benefícios de um DAC e amplificador de forma muito mais branda do que audiófilos mais experientes. Por isso, comprar um E17, por exemplo, com grandes expectativas, pode trazer uma forte decepção.

Com fones pouco exigentes, em muitos casos, a melhora que um aparelho como esse vai trazer é muito sutil. As grandes vantagens aparecem ou quando se tem uma fonte muito ruim (como algumas placas de som integradas, tipo as Realtek) ou quando se tem fones mais sofisticados e reveladores. Por isso, é importante observar com que sistema se cruza a linha que traz ao E17 uma boa relação custo x benefício.

Explico: se você tiver um fone mais simples, o dinheiro investido num E17 seria melhor aplicado num upgrade de fone, que traria uma melhora muito mais significativa no resultado final. No entanto, chega um momento em que o upgrade de fone passa a exigir uma melhor fonte e amplificação. Nesse momento, o FiiO entra em cena. Isso não impede, porém, que você possa comprar um E17 para tê-lo de maneira definitiva, isto é, ter um DAC/Amplificador que vá aguentar muitos upgrades futuros de fones. Isso também vale para os que têm fontes realmente ruins, ou seja, computadores com saídas de fones com bastante ruído de fundo. Nesse caso, um E17 vai resolver o problema. Mas, hoje, não são poucos os notebooks com boas saídas de fones, como os MacBooks.

Meu grande ponto para iniciantes é: relativizem minhas palavras. As melhoras trazidas pelo E17 (ou por outros DACs e amplificadores) em fones mais simples, para ouvidos não tão treinados, são muito pequenas. O investimento só valerá a pena com fones mais sofisticados. Se esse não é seu caso, invista os preciosos 130 dólares que esse FiiO custa num upgrade de fone.

 

INTRODUÇÃO

IMG_6296Acho que essa vai ser uma das avaliações mais relevantes que já fiz no site. Vejo que a maioria dos entusiastas aqui no Brasil começam com fones relativamente simples, e vão subindo a escada devagar. Chega um ponto em que começam a pensar num fone mais sofisticado, que é um pouco mais exigente em termos de amplificação e fonte, que se tornam necessários. E quem quer fazer seu primeiro investimento nesses equipamentos sem gastar muito costuma ouvir muito três palavras: FiiO E17 Alpen. É o carro chefe dos reis dos amplificadores budget.

Trata-se de um DAC e amplificador portátil compacto, de meros 130 dólares, com entradas USB, coaxial e ótica, que suporta dados até 24Bits/192kHz nessas duas últimas conexões, e controles de graves e agudos, entre outras funções.

São especificações muito impressionantes para um produto desse tamanho e preço, o que o tornam uma belíssima opção em potencial para quem quer dar os primeiros passos em amplificação e fonte – com a vantagem de poder ser um amplificador portátil para DAPs (infelizmente, ele não funciona como DAC para iDevices). Consigo pensar em poucas coisas tão convenientes no mundo do áudio.

 

ASPECTOS FÍSICOS E FUNCIONALIDADE

IMG_6283Quando abri a embalagem, continuei a me impressionar. Primeiro de tudo, ele é menor do que imaginei, muito bem acabado e, na minha opinião, muito bonito. Parece um player portátil. É todo feito de metal escovado, material do qual também são feitos os botões – que, aliás, têm um clique que passa bastante solidez.

Na parte de baixo temos uma entrada auxiliar, uma USB – que serve tanto para o DAC quanto para carregamento – e um conector proprietário, para que ele seja acoplado ao amplificador desktop E09K ou ao line-out L7 para que funcione apenas como DAC. Na frente temos o botão para ligá-lo, controles de volume, acesso ao menu, input, hold e uma atraente telinha que dá acesso ao menu e mostra informações como volume, entrada, taxa de amostragem, frequência, função sleep e bateria. Em cima está um botão de reset, uma saída P2 para fones e uma entrada P2 que serve tanto como entrada coaxial (SPDIF) e ótica, mini-Toslink. Quando a vi pensei que seria um parto conseguir os adaptadores necessários, mas logo veio mais uma surpresa: eles estão inclusos!

Além deles, há um cabo P2-P2, straps para o acoplamento a players portáteis, pés de borracha, cabo USB, saquinho de veludo para transporte e até mesmo dois protetores de tela. Não há nada em que a FiiO não tenha pensado com o E17, e ele vem com quase tudo o que você precisa para usá-lo. A única coisa que não está inclusa é o LOD para a conexão com iPods e iPhones, para os que usam esses aparelhos.

Fora isso, é um pacote completo, e o E17 já sai pronto para ficar ao lado de um computador ou acoplado a um player portátil. Nesse caso, o considero um pouco menor do que gostaria. Com o iPod Classic acho que ele fica pequeno e um pouco grosso. Mas, admito, estou só sendo chato.

 

O SOM

FiiO E17 + L7 line-out dock

FiiO E17 + L7 line-out dock

O E17 de imediato revela uma sonoridade muito correta. Como devem fazer um bom DAC e um bom amplificador, não há nada que salte aos ouvidos. Os fones que tenho e conheço em meu sistema, composto por um DAC Abrahamsen V6.0 e um amplificador HeadAmp GS-X continuam basicamente os mesmos. Podem ter certeza: esse é um ótimo começo.

Uma diferença em relação ao E12 que avaliei recentemente é que o E17 possui uma personalidade mais doce, mais “redonda” e menos agressiva. Ainda há bastante autoridade, mas sem o excesso de energia que as vezes aparecia no irmão mais forte, particularmente nos graves e nos agudos. É como se o E17 fosse um pouco mais “amaciado”, o que para mim é algo muito bem-vindo. E o mais interessante é que isso não vem a um custo crítico de potência.

Esse FiiO possui três opções de ganho, acessíveis pelo menu: 0dB, 6dB e 12dB. Atualmente, meu fone mais exigente é o HiFiMAN HE500, e o E17 dá conta dele com considerável competência. Os agudos acabam um pouco exagerados e os graves sofrem um pouco com falta de impacto e firmeza, mas é um desempenho satisfatório, com um resultado refinado e com notável detalhamento – mostrando que a seção do DAC sabe muito bem o que está fazendo.

A questão dos graves poderia ser amenizada por meio do equalizador, mas sua área de atuação não é bem aquela que eu gostaria. O boost é concentrado nos médio-graves, o que fornece impacto e corpo, mas prefiro um incremento em regiões mais baixas, que trazem ganhos na autoridade. A equalização dos agudos, por sua vez, atua principalmente nos médio-agudos, o que pode melhorar a clareza de alguns fones – mas também acho que um incremento mais centrado em regiões mais altas pode ser mais interesante.

De toda forma, não sou fã de equalizadores e prefiro que o fone me dê sua verdadeira voz. O E17 permite que os fones façam exatamente isso sem qualquer equalização. Ainda não ouço a autoridade extrema e a espacialidade do ALO Audio RX MKIII-B, mas ao mesmo tempo, ele está mais próximo do que o E12. E, assim como este último, mesmo com o Etymotic MC3 ou com o Sennheiser IE800, ambos intra-auriculares bem sensíveis, não ouço qualquer ruído de fundo – mesmo com o ganho em 12dB –, algo que acontecia com o ALO.

IMG_6293Meus outros fones também se dão muito bem com o E17 – principalmente o Sony SA5000 que, por motivos que desconheço, ganha um ligeiro corpo nos graves se comparado ao meu sistema de mesa. É curioso porque isso não aparece nos outros fones, mas no Sony é uma adição muito bem-vinda. E, crucialmente, nesse fone altamente revelador, não pareço estar perdendo detalhes. Mais um ótimo sinal.

Passando para in-ears e voltando para o ganho de 6dB, vejo que o E17 mantém seu ótimo desempenho, mostrando mais uma vez sua competência. É ligeiramente mais “anestesiado” que o E12, o que para mim é excelente. Ele se mostra mais natural. Nada salta aos ouvidos, os fones simplesmente são aqueles que conheço bem. Não há qualquer alteração notável no equilíbrio tonal e em termos de detalhamento, resolução e espacialidade o resultado é excelente, mostrando que a seção do DAC é muito bem implementada.

Usando somente sua seção de amplificação com o iPod – o E17 infelizmente não funciona como DAC de iDevices – ganha-se, obviamente, os benefícios de uma amplificação mais sofisticada: mais potência, mais refinamento e graves melhores. Com in-ears e full-sizes menos exigentes, como o Sennheiser HD 25-1 II, é uma diferença sensível, mas notável. Já com full-sizes mais pretensiosos, o E17 continua quando o iPod já desistiu.

 

CONCLUSÕES

Gostei muito do FiiO E17 Alpen. Talvez a melhor forma de mostrar o quanto ele é impressionante seja montando um cenário. Veja só:

FiiO E17 e FiiO E09K

FiiO E17 e FiiO E09K

Imagine que alguém está entrando na audiofilia, e acabou de comprar um fone um pouco mais interessante, como um Audio-Technica M50, e quer uma fonte e um amplificador um pouco melhores do que sua placa de som integrada. Por 130 dólares o FiiO E17 apresenta um ótimo estágio de conversão digital-analógica e uma excelente seção de amplificação, é extremamente versátil em termos de conexões, é bem construído, bonito, resistente, funcional e vem com uma gama impressionante de acessórios. Para completar, pode ser usado também como amplificador de um player potátil.

Esse audiófilo, com o tempo, vai começando a pensar em fones mais sofisticados, e decide comprar um Sennheiser HD598. Ele já é um pouco mais exigente, e vai mostrar que o E17 apresenta uma sonoridade muito natural, doce, mas com uma ótima dose de detalhamento. Vai ser um par realmente competente.

Se ele quiser tentar algo diferente, ainda mais sofisticado e partir para um AKG K712 Pro, um fone mais exigente, talvez o E17 deixe um pouco a desejar em termos de força. Mas ao invés de desperdiçar sua ótima seção do DAC, é possível comprar um E09K, amplificador de mesa da FiiO, de 110 dólares, que serve de dock para o E17, que passa a ser usado apenas como DAC. Ele vai continuar com o E17 como amplificador portátil e vai ter um ótimo conjunto DAC/Amp de mesa, que vai conseguir lidar com boa parte dos fones disponíveis no mercado.

E se um dia tiver avançado bastante no hobby, comprado novos amplificadores e DAC, esquecido o E17 em algum canto e decidir investir num in-ear custom topo de linha, vai poder tirar a poeira do FiiO e ter um belo amplificador portátil para usar com seu iPod.

Entendem o que quero dizer? Poucas vezes vi um produto tão versátil, principalmente com tamanha competência e a um preço tão honesto. O E17 ganha, com as ressalvas destacadas no início desse texto, minha maior recomendação.

 

Especificações:

  • Dimensões: 96×55.3×15.2(mm)
  • Peso: 112g
  • Entrada: USB, coaxial, ótica, 3.5mm (P2)
  • Saída: 3.5mm stereo jack (P2)
  • Impedância de saída: <0.3Ω
  • Entrada digital: até 24Bits/192 kHz
  • THD: <0.003% @1kHz
  • Resposta de frequência: 10 Hz ~ 500KHz @32 ohms
  • Potência máxima de saída: 220mW @32 ohms/290mW @12ohms
  • Duração da bateria: >15 horas
  • SNR: >110dB (entrada P2)

 

Equipamentos associados:

Fontes: iPod Classic, iMac, M2Tech HiFace

Fones: Grado HP1000 e RS1i, HiFiMAN HE500, Sony SA5000, Sennheiser HD 25-1 II, Sennheiser IE800, Etymotic Research MC3, Bang&Olufsen A8

126 Comments
1
  • Robberto Cuffia

    Leonardo, chega a ser surpreendente vê-lo tecendo tantas elogios e praticamente nenhuma crítica a um equipamento como foi com o Fiio E17.
    Mas continue naquele espírito de “doa a quem doer”, distante de quaisquer interesses econômicos e de paixões pessoais… a comunidade audiófila só tem a ganhar com gente como você!

    • mindtheheadphone

      Muito obrigado, Robberto!

      E pois é cara, agora que vc falou, eu reparei: não fiz uma crítica ao E17. Acho que é a primeira vez que isso acontece por aqui!

      Um abração!

  • Bruno L

    Olá Leonardo, boa noite!
    Primeiramente parabéns pelo excelente review do fiio alpen!
    Eu possuo um fiio alpen e um sennheiser HD 650.
    Percebo que falta uma certa força para empurrar o hd650…. Sinto que falta um pouco de reforço nos graves… Concordo plenamente com vc a respeito da equlização… Gosto de ouvir o som como ele deve ser. Como DAC… Percebo um som bem equilibrado e bem definido. Quero aproveitar e pedir sua opinião… Estou querendo usar o fiio alpen somente como DAC ( com o l7) e comprar um amp dedicado. Estou pensando no matrix M-stage. Li ótimos reviews sobre este amp e estou muito interessado pois tem força suficiente até para 600ohms. Por favor, gostaria de sua opinião..
    Desde já eu agradeço muito…
    Um abraço

    • mindtheheadphone

      Olá Bruno! Primeiro de tudo, muito obrigado!

      Acredito que o M-Stage possa sim ser uma boa opção! Pelo que sei é um bom amplificador. Eu também olharia para os Little Dot se vc estiver à procura de um valvulado. Outra opção é o próprio FiiO E09K, que pelo que sei é um excelente amplificador – com a vantagem de ter uma melhor integração com seu E17.

      Um abraço!

  • Leonardo Sales

    Parabéns Leonardo,

    Acho essa empresa fantástica.

    Custo x beneficio que ela proporciona é excelente , continue com mais artigos como esses que mostra aparelhos acessíveis e de boa qualidade para as pessoas que querem começar esse novo hobby mas que não dispõe de muito dinheiro, que é o meu caso rsrs 😉

    Abraço, continue assim!

    • mindtheheadphone

      Pois é Leonardo, também estou achando. Gostei muito da experiência com o E12 e, principalmente, com o E17.

      Fico feliz que tenha gostado da avaliação!

      Um abraço!

  • Luciano

    Iai Leonardo, parabéns pelo site! Já a algum tempo acompanho seus reviews e acho que foi lendo o site que comecei a me interessar mais por som de qualidade!
    Eu estava procurando um amp/dac que funcionasse tanto como portátil como para o PC e dei uma boa olhada nos produtos da Fiio. Mas tenho uma dúvida, você aconselharia esse e17 ou o combo e07k+e09k? eu estava pensando em comprar o último, mas queria uma segunda opinião! E onde eu poderia testar e comprar?
    Muito obrigado cara! Continue com os ótimos posto!

    • mindtheheadphone

      Muito obrigado, Luciano!

      Isso depende dos fones que vc pretende usar. Acho que pra muita coisa o E17 seria o suficiente, mas entrando no território de fones como Sennheiser HD650 e AKG K702, por exemplo, um E09K já começa a ser interessante.

      Vc pode fazer o seguinte: comprar um E17 e, mais pra frente, se sentir necessidade, um E09K. Os dois também funcionam juntos! Outra opção numa faixa de preço semelhante é o combo da Schiit, Magni e Modi ou Vali. Acredito que em puros termos sonoros eles são melhores que os FiiO, mas em compensação não são portáteis como o E17.

      Os FiiOs podem ser comprados no eBay ou na AccessoryJack. Já os Schiit, até onde sei, só direto com o fabricante ou na Amazon!

      Um abraço!

  • MAGNUM

    Mais um excelente review. Você já havia me recomendado esse DAC/Amp para uso com meu DT990 pro 250 Ohm. Nesse natal minha esposa me deu um HD598, que feliz coincidência ver esse aparelho também recomendado para esse Sennheiser. Vou atrás do meu E17 ainda nesse bimestre :))) Muito grato Leonardo!

    • mindtheheadphone

      Muito obrigado, Magno!

      Espero que vc goste dele tanto quanto eu gostei.

      Um grande abraço!

  • Willian

    Olá, eu sempre li mas só agora resolvi comentar. Sou iniciante neste hobby e acabei de adquirir um ATH-M50 + player portátil Fiio X3. Obviamente estou muito feliz com os dois. Gostaria de ver uma análise sua desse player. Já que agora temos uma tendência para os produtos dessa marca.
    Se possível também gostaria de saber pra onde posso seguir agora, os fones supracitados já estão mais do que anotados em minha lista de próximas aquisições. Mas por agora vou curtir e muito meus novos brinquedos rsrs.
    Meus parabéns pelos textos muito bem escritos, tenho prazer em ler suas análises.

    • mindtheheadphone

      Olá William! Muito obrigado!

      Em breve farei uma análise do X3. Um amigo está com um e já me ofereceu para eu testá-lo, mas preferi esperar meu in-ear, que já está encomendado, chegar para que eu possa avaliá-lo.

      Para onde vc deseja fazer upgrades? No fone ou na fonte?

      Um abraço!

  • Thiago

    Olá Leonardo,
    Primeiramente parabéns por mais um ótimo Post.
    Sou iniciante nesse hobby.
    e queria saber como eu poderia treinar o meu ouvido? Tipo saber Onde estao as frequencias graves, Medio Graves, agudos etc?

    • mindtheheadphone

      Olá Thiago!

      Bom, saber onde estão as frequências é algo quase intuitivo. Sons graves são graves, como por exemplo um bumbo de bateria, batida de música eletrônica ou contrabaixo. Médios são frequências médias, como vozes, guitarras, saxofones, trompetes, pianos… e agudos são triângulos e pratos de bateria, por exemplo.

      Na verdade não existe muito método para se treinar ouvidos, isso vem junto com a apreciação da música e do som. Quanto mais vc prestar atenção no que ouve, mais vai conseguir fazer análises. Para aprender os termos que nós avaliadores usamos, é importante ler muitas avaliações. Conforme vamos lendo, vamos assimilando o que lemos ao que ouvimos. Por exemplo, vc pode não saber concretamente o que é um som “quente”. Mas se ouvir um Sennheiser HD650, vai conseguir entender perfeitamente do que se trata.

      Recomendo também esse artigo aqui. Nele, explico alguns termos que uso.

      Um abraço!

    • Willian

      Creio que vou começar com um fone. Mas também queria adquirir um DAC. Eu li que com a atualização de firmware o FiioX3 passa também a ser um DAC. Preciso ler melhor sobre isso.
      Eu tenho uma certa tendência a preferir graves, mas para o som que ouço (rock clássico, Zeppelin, WHO, Sabbath) creio que um fone mais equilibrado seja o ideal. Gostei muito dos médios e agudos do M50. Toda vez que ouço Cult of Personality a 24/192 me sinto no show rsrs.

      • mindtheheadphone

        Willian, se esses são os estilos que vc ouve, eu recomendaria deixar o DAC para depois, até porque o M50 não é muito exigente com isso – o X3 é um ótimo player.

        Recomendaria um Grado com urgência. Um SR60i ou SR80i já vão te mostrar o som da casa, que na minha opinião se encaixa como uma luva nos estilos que vc ouve. Eles não vão te dar os graves do M50, mas têm uma sonoridade sensacional com rock clássico. É minha recomendação pra vc, se vc quer conhecer coisas novas na audiofilia. Vai ser uma experiência muito mais interessante do que investir num DAC.

        Um abraço!

        • Willian

          Eu estava com o botão de comprar engatilhado no Grado SR80i quando vi as sugestões da loja e me deparo com o AKG 240 MKII.
          Entre os dois, qual você me recomenda?
          Mais uma vez eu agradeço desde já a consultoria.
          Abs!

          • mindtheheadphone

            Para os estilos que vc ouve, sem dúvida alguma o Grado. É fenomenal para rock! Gosto do K240 MKII, que é mais indicado para uma gama maior de estilos, mas se vc escuta principalmente rock… ouça um Grado.

            Um abraço!

  • Giuliano

    Muito bom! Excelente o material que você fornece, dá muita segurança e precisão na hora de fazer alguma compra! Se não for pedir muito, gostaria que voltasse com os “ÁLBUNS DE DESTAQUE”, sempre saia algo muito legal das postagens como por exemplo da doce Fredrika Stahl. Seria interessante alguma postagem de microfonação, estúdios, acústica e coisas que influenciam uma boa gravação de uma má gravação, um assunto audiófilo sempre é bem vindo de alguém mais experiente.

    Abs

    • mindtheheadphone

      Obrigado, Giuliano!

      Sugestão anotada. Vou procurar fazer mais um artigo desse tipo em breve!

      Um abraço!

  • Henrique

    Olá, descobri esse site passeando pela internet (vulgo “descobri na cagada”) e comecei a acompanhar suas postagens (inclusive recomendando para alguns amigos que gostaram muito) e eu gostaria de fazer um pedido de ajuda que ninguém consegue atender de forma decente.

    Sou deficiente auditivo, e só por esse fato ouvir a voz do cantor nas músicas sem colocar o volume nas alturas = impossível de ouvir, mas não posso ficar com esse volume alto (tanto no ambiente, como nos fones, conversas) senão prejudico ainda mais minha audição, mas mesmo assim faz alguns anos que estou tentando achar um bom fone de ouvido, resultado? Nenhum que agrade….

    Você por acaso conseguiria sugerir um earphone (ou headphone, nesse caso tem de cobrir orelha + aparelho auditivo e não pressionar o mesmo) ? Não precisa ser um top de linha, pode ser um até 200 reais que está de boa (preciso ir aos poucos nessa área 😛 ), ou melhor ainda, alguma loja na região de São Paulo/Campinas que venda esses fones e permitam testar antes.

    Agradeço pela possível ajuda futura, se não conseguir sem problemas.

    • mindtheheadphone

      Olá Henrique, muito obrigado!

      É, sua situação parece um pouco complicada… imagino então que vc precise de um circunaural bem grande, que cubra completamente as orelhas, certo? Faz uma coisa, entra no nosso fórum, no tópico de recomendações, porque vou precisar de ajuda pra te ajudar nessa situação! Não se preocupe que a gente vai achar uma solução legal pra vc. Ficar sem música (ou com música de um jeito ruim) não dá.

      Um abraço!

  • Leonardo Milani

    Caros,
    Possuo um AKG 271 MKII, que comprei há alguns anos. Na época, optei por este modelo pois tinha recebido a informação de que ele daria bons resultados mesmo sem amplificação.
    Na época eu tinha uma boa placa de som em meu computador, e estava satisfeito com o que eu tinha.

    Entretanto, passei a usar o Win7 64bit, de forma que minha placa de som ficou obsoleta, e tive que abandoná-la. Hoje, como tenho que usar a saída da realtek para ouvir minhas coisas, gostaria de fazer um upgrade!

    Fiquei interessado nos produtos da Fiio, principalmente em relação ao e17. Esse modelo seria adequado para o meu AKG, ou seria um exagero/menos do que ele precisa?

    Aliás, tenho um Samsom Studiodock 3i (que tem um DAC USB), que tem uma saída de 3.5mm. Tentei usar o AKG com essa saída também, mas ela não está me parecendo suficiente para dar a arrancada no fone também. Faz sentido isso?

    • mindtheheadphone

      Olá, Leonardo!

      Se vc está achando a Realtek insuficiente, acredito que o E17 pode sim ser uma excelente opção. É mais do que o suficiente para o AKG. É possível que a saída do Samsom não esteja te satisfazendo, porque certamente seu circuito de amplificação de fones é um adicional sem muitas pretensões.

      Um abraço!

  • Rafael Marcondes

    Belíssimo review, e como sempre seus textos estão de parabéns!

    Leo, eu tenho uma dúvida, pensei em usar o forum, mas como notei que vc sempre responde aqui e sei que poderá me ajudar, vou usar este espaço aqui mesmo.

    Estou pensando em comprar um desse, a minha situação é que vc citou da placa de som realtek. Eu continuarei com in ear por um bom tempo ainda, que pra mim é muito mais conveniente pela portabilidade. No caso uso um Atrio M5, que em breve devo fazer um pequeno upgrade também.

    Entendi que para o uso com IEM não há um ganho tão grande, mas como é o caso da placa de som tão simples. E justo quando o notebook seria a fonte que eu mais quero usar – tenho uma coleção considerável de CDs, tudo em flac num HD externo; quanto a player portátil, meu Sansa Clip+ já não está em boas condições, deixando quase todo o trabalho pro smartphone.

    Então a minha dúvida é se vale a pena eu pegar um E17 ($130) + um fone (possivelmente Sleek Audio SA7, $250), ou se eu fico na minha placa de som mesmo e gasto tudo isso num fone ainda melhor de uns $380 (ou até $400, já que economizaria um frete… hehe)

    Já agradeço pela ajuda, grande abraço!

    • mindtheheadphone

      E aí Rafael! Tudo certo?

      Cara, como vc deve saber, eu geralmente sou advogado do investimento maior no que realmente importa: o fone. Mas eu acho que vc tá bem na linha que deixa dúvidas… acho que a melhor forma de resolver é a seguinte: como vc acha que está seu M5 em seu sistema atual, ou seja, com a placa de som e o smartphone? Vc gosta da qualidade de som neles, ou acha que perdeu bastante comparado a quando usava o Sansa Clip+? A saída do note é chia muito?

      Se vc acha que perdeu uma qualidade notável, acho que o FiiO faz bastante sentido – até porque com $250 vc pra comprar um belo in-ear. Mas se não vê tanta diferença assim, acho que seria mais jogo partir pra um fone mais legal ainda. E aí é o seguinte, SE vc acabar não gostando do fone melhor com a placa de som integrada, vc pode tentar um HiFiMAN HM-101, que custa $40 só.

      É o que acho!

      Abração!

      • Henrique

        Bem, fiz o cadastro no fórum mas acho que tem um problema…
        Ou eu não acho o botão de comentar ou o fórum tem de me mandar um e-mail de confirmação de conta e não enviou.

        • mindtheheadphone

          Resolvido! Tenta agora!

      • Rafael Marcondes

        puts, escrevi uma resposta enorme, esqueci de digitar o password, e acabei perdendo o texto! mas vamo lá de novo hehe

        Obrigado, Leo, pela resposta.

        Eu percebo uma diferença do clip+ pro meu celular, notável mas pequena, até. É tolerável, considerando também a conveniência da assinatura do xbox music que eu tenho, ainda que os arquivos sejam em wma. também posso ter sempre os meus CDs ripados em mp3 320 kbps.

        Já a placa de som fica um degrau mais abaixo realmente. Não chia nada, é super limpo, mas deixa a desejar na qualidade sonora. Mas gostei da sugestão, não conhecia esse HM-101. Poderei usá-lo sozinho ou preciso ainda de um amp? Até tenho um Bravo V3, no momento queimado pela segunda vez, mas posso tentar arrumá-lo de novo, quem sabe ele ainda não pode contribuir nesse sistema né.

        E quanto ao fone, até uns $400 qual vc me recomendaria? Ouço predominantemente power metal e prog metal. Bem de vez em quando uns instrumentais mais lentos também pra dar uma relaxada (Mike Oldfield, Clearlight). Gosto bastante de graves fortes, mas que não embolem nem comprometam o resto do espectro. Preciso ouvir bem o baixo das músicas, e pretendo usá-lo tocando também, num amp dedicado (power click). Por fim, isolamento é importante pra mim. Gosto da flange dupla do Atrio e gostaria de poder continuar usando ponteiras semelhantes. Mic embutido seria bem vindo também, já que ainda ouvirei bastante com o celular, podendo usá-lo em chamadas também.

        É isso, obrigado mais uma vez, um abraço!

        • mindtheheadphone

          Entendi, Rafael. Cara, eu já ouvi coisas negativas a respeito do HM-101, mas não sei, acho improvável que seja pior que a saída de um notebook comum… ele é um DAC e amplificador, então seria uma solução tudo-em-um pra vc. Se vc pretende fazer um upgrade de fone agora e ficar com ele muito tempo, talvez o resultado de um HM-101 com um fone mais legal seja mais interessante do que o de um E17 e um fone um pouco menos interessante. Então é um compromisso que vale a pena considerar.

          Agora, quanto ao fone… vou te falar que estou um pouco por fora dos in-ears nessa faixa de preço, porque tem saído muita coisa boa da China e eu não acompanho mais. Mas se vc não estiver preocupado com revenda, eu iria sem pensar duas vezes no JH5 Pro!

          Abração!

  • tuan

    Shhhhhhhhh, não contem pra ninguém:
    http://www.aliexpress.com/item/Fiio-ALPEN-E17-USB-DAC-Headphone-Amplifier/1059137085.html

    http://www.mp4nation.net/electronics/audio-amplifiers/fiio-e17-alpen-dac-headphone-amplifier

    Mas vem k. O Miracle, ou mesmo o Mentor, da UM, dariam certo neste FiiO E17?
    Minha prioridade é explorar a região dos graves e mater os médios e agudos da forma que estão.
    Obs.: Meu CIEM Mentor estará chegando no início de Março! A intenção é usá-lo no Meu smartphone, S4, e num PC com uma Xonar Phoebus. Esse último já tem amplificação, mas a equalização não foca os graves como eu gostaria. Comprei uma placa de som achando que iria ser boa em música, mas é bom apenas pra filmes…

    • mindtheheadphone

      Que excelente compra, Tuan!

      Sim, acredito que o E17 seja uma ótima escolha pro Mentor. E tem controle de graves, então na pior das hipóteses vc pode fazer alguns ajustes. Mas acredito que vc não vá precisar!

  • tuan

    Oba, obrigado por responder!
    Você não é o primeiro que me diz isso, rsrs, mas eu gostaria de ter um aparelhinho desses que focasse nos graves, não só para os inears. Nesse fim de semana achei um tal de Digizoid ZO2 V3. Explora a região dos graves! Só não acho em lugar algum pra vender… hehe

    • mindtheheadphone

      Ah, tá aí Tuan, já ouvi um desses e é bem interessante. Também pode te dar o que vc procura! Mas só comprando de fora mesmo.

  • tuan

    Deixa eu te fazer uma pergunta. É verdade que o senhor tem algo com 10 drives em miniatura, em cada lado, nas mãos?

    • mindtheheadphone

      Sim Tuan, o Unique Melody Mentor, está emprestado comigo para avaliação.

      Também já recebi o JH Audio Roxanne que comprei, com 12 drivers por ouvido!

      Um abraço!

  • rodolfo rebelo

    boa tarde amigo .. econtrei seu site por acaso , mas logo de cara gostei dele , é brasileiro e tem mt informaçao …eu estou com uma duvida e gostaria que vc me ajudasse … eu comprei uns fones , v-moda crossfade lp ( que estao por chegar ) serao usados num ipod classic , o que eu gostaria de saber , é se usando um amp desses eu iria ficar bem servido em questao de som , eu estava vendo um video sobre os v-moda e foi entao que o homem falou em fiio e11. vc poderia me dar uma ajuda sobre ele? eu nao sou nenhuma profissional , mas gosto de um som de qualidade , principalmente quando ouço musica eletronica , vc acha que é vantagem comprar um desses ? se vc me poder ajudar eu agradeço mt , obrigado desde ja

    • mindtheheadphone

      Olá Rodolfo, obrigado!

      O V-Moda é um fone portátil, que na minha opinião não justifica um FiiO E17. Seu iPod já vai te dar um resultado muito satisfatório.

      Um abraço!

  • Gil

    Leonardo, parabéns pelo site. Ao longo dos anos (os últimos 30 pra ser exato) fui adquirindo aparelhos vários (toca-discos – um Sony outro Technics (semiprofissionais, creio, pois contam com uma série de ajustes e regulagens), três receivers, um Sony, outro Kenwood, outro JVC, um amplificador Marantz, e oito caixas de som – 4 fantasticamente pesadas e cheias de regulagens da Sony, duas da JVC pequenininhas mas com um som ótimo, e duas que construí, modéstia a parte, tb com um som bom e diferenciado). Peço desculpas se não identifico no momento os modelos, mas não estou com ânimo de ir até onde estão e anotar as referencias. Uma observação (mais uma) – durante algum tempo encerrei os aparelhos em sacos plásticos lacrados à vácuo, pois na época minha atividade profissional não permitia que deles fruísse apropriadamente, e a poeira alucinava. Faz uns dois anos que remontei tudo, e como tenho uma boa discoteca em vinil, estou “feliz da vida” curtindo e descobrindo sonoridades que, ao que me parece, não conseguiria encontrar em tocadores de cd’s, dvd’s e afins (nem se diga que sou radical, pois cheguei a experimentar alguns). Bom. Ocorre que outra de minhas “paixões” são os games, principalmente – + não exclusivamente – os de estilo fps+mp (tiro em 1ª pessoa com outros jogadores conectados via rede), que demandam precisão quanto à localização espacial dos demais (identificar o mais precisamente possível se o som produzido pelo “inimigo” vem da esquerda, da direita, do centro, do alto, da diagonal etc etc). Pra alcançar tal objetivo, comprei duas placas de som (uma externa da Creative Labs, outra da ASUS (Phoebus, esse nome eu não esqueceria), e dois headphones, um da Philips simples com microfone (mas bastante fiel na reprodução), um da Senheiser (HD 650), esse último pra uso misto. Juro que tentei, mas desisti de entender a “lógica” que rege os sistemas (?) de som dos Pc’s. Digo isso porque a cada vez que reinicio o computador, e me ponho a jogar um jogo, não alcanço a mesma sonoridade. E tem regulagens de software, Dolbys, Surrounds, etc etc, que só auxiliam a complicar a coisa. Moral da estória, depois de tanto blá blá blá: você considera que obterei alguma vantagem em adquirir o FiiO E17 Alpen pra jogos da forma como descrevi? E para músicas?

    • mindtheheadphone

      Olá Gilberto!

      Acho o seguinte: quanto menos processamento, melhor. Ou seja, nada de regulagens de software, configurações de placa de som, Dolby, nada disso. O ideal é plugar seu fone num bom conjunto de DAC e Amplificador que tem o simples foco de tocar bem, sem firulas, e pronto. Um fone mais sofisticado, como o HD650, já vai ser capaz de te dar as dicas direcionais que vc precisa.

      Então acho que o FiiO E17 é sim uma boa opção para driblar isso tudo e ter uma solução mais simples e eficaz – mas talvez algo como um JDS Labs O2+ODAC seria melhora ainda. Aí é plugá-los por USB ao computador, esquecer as suas placas de som e pronto! Acredito que o desempenho será melhor assim.

      Um abraço!

  • Eu tenho um fone P5 B&W e um ipod Touch 4 geração 64GB e um Macbookpro ,deixa eu ver si eu entende,este aparelho que tu falou aqui agora e um amplificador portatil ele equaliza automaticamente o som destes aparelhos que eu tenho e isto? ele da mais qualidade ao som?para ele funcionar legal eu ligo ele no meu ipod ou no meu macbook e ligo o fone ou o meu macbookpro nele e ligo o que eu quiser nele e ele libera um som demais qualidade e isto?a onde eu compro este aparelho? quero comprar um pra mim agora mesmo e pra ontem,achei este site por a caso pesquisando sobre fones e estou viciado em ler estes seus textos que e tão rico em detalhes,eu sou colecionador de discos e sou bem exirgente em meus equipamentos,gosto de som com qualidade,me explica mais em detalhes o que este aparelho pode fazer,comprarei este Fiio E17,vou pedir para um amigo trazer pra mim dos estados unidos…

  • Outra coisa eu tenho um Dock TDK 3 Boombox posso ligar o Fiio E17 neste meu dock pela entra P2 ou USB que o Dock tem e ligar o ipod no Fiio E17 que o som vai tocar no TDK ?Não sei si eu falei a sequencia correta,mais acredito que tu esta entendendo o que eu estou falando..si ele e um amplificador então posso ligar o que for de som nele,ele vai servir como um filtro para equalizar o som do meu aparelho,ele deve ter entrada e saida para poder fazer isto,um manual dele seria bom para saber em detalhes o que ele pode fazer…tem ele para comprar no Amazon..eu comprei um Harman Kardon BTA10 Bluetooth Wireless,tem como Eu Ligar tambem o Fiio E17 no aparelho que o BTA10 esta ligado e usar o ipod Touch para enviar musica com mais qualidade para o som via Bluetooth ? eu nem sabia que este aparelho existia graças a este seite que pra mim esta sendo muito util..parabens ao inteligente Leonardo pela pesquisa e pelas boas informações colocada aqui neste site..

    • Alexandre

      Olá Kleber,
      Eu tenho um Fiio E17 e estou indo embora do brasil. Logo não vou poder levar todos meus equipamentos e por isso estou vendendo o E17. Se quiser entrar em contato comigo meu e-mail é redphanton@ig.com.br.

      • mindtheheadphone

        Kleber, essa seção é de comentários, e não são permitidos anúncios. Para isso, há a seção de Classificados no Fórum MIND THE HEADPHONE, ok?

        Certo de sua compreensão.

  • Qual e melhor o Fiio E17 ou Fiio E07K Andes USB ??

    • mindtheheadphone

      Olá Kleber,

      Vamos por partes, parece que vc entendeu errado algumas coisas. Vou responder tudo por aqui.

      Primeiro de tudo: um amplificador não é algo que “equaliza automaticamente o som” ou que “dá mais qualidade”. Qualquer coisa que toque som possui um amplificador interno, que é necessário para excitar alto-falantes (como em fones de ouvido ou caixas de som). É parte fundamental de qualquer sistema de som. Obviamente, existem amplificadores de qualidades melhores e outros piores. O FiiO é projetado para substituir a amplificação interna de, por exemplo, notebooks, celulares ou CD players, para o uso com fones de ouvido. Ele possui maior qualidade do que a amplificação interna desses aparelhos. No entanto, como eu disse no artigo, é uma diferença sutil e que só será sentida com fones exigentes e transparentes, o que não é o caso do seu B&W P5. Na minha opinião, o E17 será desperdício para ele. Dá pra vc vender o P5, juntar com os 100 dólares que vc gastaria no FiiO e pegar o P7, que é consideravelmente melhor.

      Lembrando também que o E17 é também um DAC, que é um conversor digital-analógico que funciona com aparelhos que possuam saída digital. Recomendo que vc leia esse artigo aqui, porque é um assunto complexo. O FiiO tambem possui, como eu disse no artigo, um função de equalização, mas se é qualidade pura que vc busca, recomendo não usar equalização.

      Sobre as outras conexões que vc propôs, não recomendo. O FiiO foi feito para ser usado com fones de ouvido, substituindo a amplificação interna do aparelho no qual vc conectou o E17. Então primeiro, esse dock tem caixas de som permanentemente atreladas à sua amplificação interna, e não faz sentido adicionar um outro amplificador antes da conexão com o iPod. Além de o ganho (no sentido de gain, eletrônico, e não de benefício) poder ser muito alto, vai introduzir ruído, o que não é recomendável. E mesmo que fosse, um dock como esse não é um equipamento audiófilo que se beneficiaria de uma amplificação mais competente. Ele não tem o refinamento e a qualidade que permitiriam ganhos com isso.

      No BTA10 também não faz sentido. Um sistema de som funciona manipulando energia. Ela vem de algum lugar (seja da tomada ou de uma bateria) e é “alterada” pela fonte (CD player, MP3 player, DAC, toca-discos, o que seja), depois manipulada pelo amplificador e aí sim enviada para o alto-falante, que a transforma em vibrações e cria sons. Essa energia elétrica sempre é transmitida através de fios, certo? Logo, se vc “quebra” o sistema em algum ponto e coloca um emissor sem fio qualquer, vc obrigatoriamente faz com que seja necessário que, no outro ponto, após o receptor sem fio, haja um outro amplificador pra que a energia elétrica seja novamente retirada e manipulada, mas de acordo com o que foi enviado pelo emissor sem fio. Entende? Logo, as alterações criadas pelo E17 antes do emissor serão, em grande parte, perdidas.

      Por último, sobre o E17 versus o E07K, basta olhar o preço dos dois: o E17 é superior na linha da FiiO.

      Espero ter esclarecido algumas coisas. Por último, recomendo bastante leitura sobre sistemas de som, pra vc entender melhor como funciona a coisa, mas sem pressa ao tirar conclusões. Vá com calma e leia bastante coisa.

      Um abraço!

  • Esperava esta resposta,mais não queria ela,seria interessante usar um amplificador que nem este Fiio E17,eu tenho uma gravadora que e CD Recorder Player Portatil Pioneer PDR-L77 e si eu ligasse o Fiio E17 nela ?e ligasse o Fiio E17 no meu som TDK eu escutaria a musica no meu CD Player com mais qualidade?eu entende que o TDK ja tem amplificador e uma caixa amplificada sei disto,este Fiio E17 so amplifica fone e aparelhos que não tenha amplificadores,agora me senti muito Mal com o meu Fone B&W P5 chegou ontem pra mim este fone,estou ate com vontade de chegar em casa e botar fogo nele depois do que tu falou ele parece o pior fone do mundo,vi seu artigo sobre este fone por aqui,eu pesquisei 1 ano para comprar um fone,ja tive AKG-450 e Harman Kardon CL e pra mim o B&W P5 e o melhor fone que ja tive,logico que tem fones bem superiores,mais gosto dele pelo acabamento de altissima qualidade e por ter uma estetica bem discreta,e a qualidade tambem do som fo fone e boa me atende no que eu tenho costume de escutar,tem fones ai que e um verdadeiro tranbolho e feio demais,o P5 eu tenho coragem de ir para um aeroporto com ele usando,mais gosto não si descute,mais tu falou que o P7 e ultra melhor que o P5 ,deve ser porque a construção do P7 E Voltado a mais graves da para ver isto pela forma que e a almofada com uma colcha com mais espaço propocionando mais graves e o sistema do fone e bem mais potente…ja o P5 e colado na orelha da uma vendação mais precisa de isolamento,vou ficar mais um bom tempo com este P5 que chegou pra mim esta semana,quem sabe mais pra frente si eu testar o P7 e achar que e vale apena trocar eu ate troco,mais o P5 para escuta musicas Jazz,Mpb, classicas,New Age,World Music e musica instrumental pra mim esta perfeito,a minha coleção e mais neste estilo de som..andei pesquisando no mercadolivre com uma loja que vende o Fiio E7 e eles me disserão que eu posso usar o Fiio E7 em fones e tambem em Players CDs e ipod e iphones…que terei uma boa qualidade de som e isto mesmo? pergunto a voce porque sei que tu entende mais do que eles e ate agora tu me falou a real do aparelho,si tu não me falasse o que me disse aqui eu ja teria comprado la no mercado livre o Fiio E7,grato mais uma vez pelos bons esclarecimentos…

    • mindtheheadphone

      Kleber, como eu disse, o E17 é feito para ser usado com fones de ouvido (mais exigentes e transparentes) substituindo amplificadores de má qualidade principalmente de notebooks e PCs. Ele não faz sentido no seu caso ou em qualquer uso que fuja disso. O certo é vc querer um equipamento porque ele traz uma melhora, mas vc está querendo uma melhora porque quer o equipamento. Do ponto de vista funcional isso não faz sentido, mas se vc realmente o quer vá em frente – só não acho que é uma compra sensata no seu caso. Pra mim, não faz sentido nenhum gastar 100 dólares num E17 no seu caso.

      Sobre o P5, em momento algum disse se tratar de um fone ruim. Como falei na avaliação, que vc leu, ele é um fone mais melódico, pouco preocupado com a fidelidade. Ou seja, o objetivo não é ser perfeitamente fiel e real, é mascarar os defeitos da música ao invés de revelar absolutamente tudo na gravação. E essa personalidade não combina com o E17. Mas isso não quer dizer que não seja boa – quem dá a última palavra são os seus ouvidos.

      Quanto ao P7, não, a construção não é mais voltada para graves. O formato da almofada não tem nada a ver com isso nesse caso. Pelo contrário, o P7 possui graves mais contidos porém mais precisos que os do P5, e também apresenta muito mais atividade na região aguda (onde o P5 é relativamente deficiente). E Kleber, “sistema do fone é bem mais potente” não faz qualquer sentido, o fone não possui sistema nenhum. É apenas um alto falante, e quem possui potência é o amplificador ao qual vc irá conectá-lo. Mais uma vez, recomendo estudo sobre o tema pra vc realmente entender sobre o assunto. Vejo que vc tem conceitos equivocados.

      Por último, eu estou te falando sobre o aparelho da mesma forma como falei na avaliação, não estou revelando mais sobre ele e os vendedores no ML não estão incorretos. O que acontece é que o E17 é um excelente aparelho para algumas aplicações, mas vc quer usá-lo em outras. E, nessas outras, na minha opinião ele não faz muito sentido. Seria como se vc quisesse uma Ferrari pra correr um Rally. Vc perguntaria pra fábrica se ela é rápida e eles diriam, corretamente, que sim. Só que não onde vc precisa, e é isso que estou te dizendo. Ele é ótimo, mas não pro que vc está querendo.

      Um abraço!

  • Quando digo sistema do fone e Drivers e acabamentos interno que permite mais volume de som no fone,estou falando porque li no seite do fabricante Da B&W que mostra quais as diferenças de cada fone..por isto o fone e maior e mais pesado..pesquisando melhor acheo o Fiio X3 que e o que eu estou procurando uma qualidade maior em tocador,acredito que vou ter mais qualidade em audio com Fiio X3 acredito que ele e mais completo e vai atender melhor tanto para escutar com fone e tando para escutar musica..vi aqui um texto sobre ele e achei muito legal tudo que foi falado acredito que ele e superior ao ipod em termos de qualidade de audio,o que voce acha ?desde ja sou grato pela sua atenção..

    • mindtheheadphone

      Kleber, os motivos são bem mais complexos que isso – permitir mais volume é mais dependente da sensibilidade e impedância dos alto-falantes e da potência do amplificador, e não do acabamento interno. O acabamento é responsável por outras coisas, como gerenciamento das reflexões e armazenamento e liberação de energia emitida pelos drivers. Onde isso está dito no site da B&W? Lembre-se, também, que estamos falando do marketing de uma fabricante. Isso deve ser levado em conta.

      O X3 é melhor que o iPod sim, mas reitero o que disse na avaliação: a diferença é muito pequena. Se vc quer uma nova sonoridade e está disposto a gastar em torno de 100 dólares, minha recomendação é comprar um outro fone pra usar junto do P5 – boas possibilidades são Grado SR80i, Shure SRH440, Audio-Technica ATH-M50 ou Sennheiser HD 25-1 II.

      Um abraço

  • Meu mano foi o que eu disse impedancia e a pra mim os detalhes de um fone porque si não tiver correto de certeza com um amplificador potente de 100wats Rms por canal vai fazer o fone distorcer demais da conta,mais não vou comprar outro fone ainda mais fones feios e gigantes trambolhos,so o P5 e o suficiente para eu usar o X3 ou X5,talvez seja melhor posso por 256GB de musica nele ou ate 500GB de musica ai sim vejo que e superior a um ipod nesta questão de expansão que o X5 pode propocionar em espaço…vou continuar pesquisar ainda tenho 3 meses para decidir qual dos dois vou comprar…entendo o que voce falou e concordo com voce,mais vou achar uma solução entre estes dois ou ate outro por exemplo o HifiMan Electronics HM-700 DAC with RE-400b Balanced In-Ear Headphones que eu achei bem legal o deseiner e a capacidade dele de por musica nele em diversos formatos e tendo 32GB interno de memoria para por musica..o que eu estou querendo e um aparelho assim que me de uma qualidade maior em por musica para tocar nos meus equipamentos que tenho..vou continuar pesquisando..

    • mindtheheadphone

      Então boa sorte!

      Um abraço

  • Ola Amigo mais uma vez eu por aqui,quero ver com voce qual destes Player e de maior qualidade,quero comprar um destes aqui e quero saber qual tem mais qualidade..e o Fiio X5,iBasso Dx90,ibasso DX50 HD Studio,HifiMan Electronics HM-700 Dac Whith,quero saber sua opinião qual e demais qualidade,desde ja sou grato pela atenção..um abraço..

    • mindtheheadphone

      Olá Kleber,

      Todos são bons equipamentos, mas cada um possui características (principalmente funcionais) diferentes. Busque as que mais lhe agradem.

      Um abraço!

  • Tu pode me dizer as caracteristicas de cada um destes aparelhos fazendo o favor…desde ja sou grato pela atenção..

    • mindtheheadphone

      Olá Kleber,

      Esse tipo de informação vc acha com facilidade no Google. Por exemplo, tamanho da tela, interface, memória, arquivos suportados… vc deve ir no que mais te agrada.

      Um abraço!

  • Mais si tu fosse comprar um pra ti qual tu compraria? qual pra voce seria o ideal para voce?a sua opinião e importante pra mim,si falei de uma forma que não foi legal das outras vezes me desculpa,depois lendo melhor acho que eu fui um tanto iguinorante na forma de falar contigo Reconheço isto…mais si não quiser falar tudo bem não tem problema,mais uma vez desculpa pela minha iguinorancia sei que tenho muito que aprender nesta area e por isto estou sempre aqui no seu seite lendo os textos que aqui tem pra mim e fantastico,voce não tem ideia o tanto que foi bom pra mim ter achado este seite,estou achando fantastico tudo por aqui..eu tenho um estudio em casa que eu uso para fazer gravações de Vinil Remasterização,sou muito apaixonado por equipamentos e por musica..e este seite pra mim foi um achado fantastico ,tenho o seite salvo aqui na minha tela inicial do Mac para sempre esta vindo aqui ler um pouco…grato por tudo..te mais um abraço..

    • mindtheheadphone

      Kleber, não é que vc não tenha falado direito – vc foi educado –, é que acho que vc tem alguns conceitos equivocados e não está ouvindo o que estou tentando te falar. Vc me perguntou sobre o E17 e eu te expliquei que várias coisas que vc entendeu sobre ele estavam erradas e que esse aparelho não seria indicado no seu caso, mas vc insistiu porque queria o aparelho de qualquer maneira. Eu disse que se o que vc busca é uma outra sonoridade, o ideal seria partir para um outro fone que complemente o P5 e que custe tanto quanto um E17, mas vc não quis porque não quer um fone que não seja bonito. Não é um melhor/outro som que vc quer? E quando cedeu em relação ao E17, chegou à conclusão que queria um outro player, algo que na minha opinião ainda não vai trazer os benefícios sonoros que vc busca.

      Então te dei várias sugestões mas vc não está me ouvindo. Tem conceitos errados e se concentra neles, mesmo eu te dizendo que não é bem assim. Assim eu não consigo ajudar, entende? Vc precisa ler os textos que escrevo e os meus comentários e aprender com eles. Além disso, me parece que vc não sabe o que quer. É melhorar o som do P5? Foi o que entendi no seu primeiro comentário, e por isso disse que o E17 não te traria isso na proporção que vc espera. Te recomendei comprar um outro fone, que seja complementar ao P5. Se vc quer um bom som, esqueça a estética. Ela vai ser sempre um empecilho pra vc. Muitos dos melhores fones do mundo não são bonitos. Além disso, vc já tem um P5, então o que há de errado em arriscar um outro fone, que pode vir a ser muito melhor pra vc, mesmo que seja feio e pra ouvir em casa? Vc pode continuar com o P5 na rua. É um outro player? Por que? Se for pelo som, novamente, esqueça. Pode melhorar, mas pouco. Suas fichas têm que estar no fone. Se for pela experiência – maior memória, compatibilidade de arquivos, bateria, tela, aí sim vc pode pensar num player. Mas nesse caso, a decisão seria inteiramente sua e eu ainda não tenho como te ajudar. Só vc sabe o que é ideal pra vc em termos de memória, bateria, interface e etc. É totalmente pessoal.

      Como eu disse num outro comentário, me parece que vc está querendo um aparelho, e não querendo alguma coisa que ele pode te trazer, entende? Essa, na minha opinião, é a abordagem errada. Vc deveria querer alguma coisa (seja um melhor som, uma melhor experiência ou o que for) e aí sim buscar algum tipo de aparelho que te proporcione essa coisa. É assim que funciona.

      Um abraço

  • Beleza mano boas explicações e ficou bem claro suas explicações aqui neste momento,então neste exato momento estou sem ipod nenhum,o que tinha um ipod Touch 4 Geração 64GB eu passei para o meu padrinho com uns arquivos que ele me pediu…agora estou sem,ele ficou de me passar uma grana para eu comprar um ipod novo pra mim,pediu que eu escolhesse,eu estava pensando no inicio de adiquirir o Fiio E17 para poder ligar ele no ipod touch e escutar as musicas no fone P5,mais como eu fiquei sem ipod ,então quero comprar um ipod de boa qualidade mais que não seja da apple e por isto pede sua opinião sobre os Players que sitei aqui,pode ter certeza que irei mais pra frente comprar um outro fone de mais qualidade quero ainda exprementar a sensação de escutar no fone usando o E17 como amplificador,mais neste exato momento preciso e de um ipod mesmo,eu uso ipod em reuniões religiosas que eu participo em um centro espirita,eu sou responsavel por Colocar musica la,então de vez levar notebook que da mais trabalho para carregar,quero e levar um ipod mesmo..por isto pede sua opinião sobre os Players que sitei,eu sempre sei o que quero não estou perdido ou viajando na maionese,não sou de comprar e deixar em costado sem uso isto e jogar dinheiro fora,ja comprei muitos equipamentos de som simplismente pra revender e ganhar uma bela comissão,nada que eu compro e prejuizo,pode ter certeza que sei o que estou fazendo , mecho com som deis dos 14 anos de idade…não si preocupe as vezes eu não estou sabendo e me comunicar direito e expressar o que eu estou querendo direito porque sou matuto da roça interior,mais e isto então eu estou bem interessado em comprar o iBasso Dx90,amanhã devo esta entrando em contato com o meu fornecedor para ver quanto que vai ficar para trazer dos estados unidos..acredito que sera um aparelho de boa qualidade,ele funciona por Touch tambem que nem o ipod Touch e tem mais capacidade de memoria e o que eu preciso por bastante musica no bixinho,si tu tiver algo a dizer sobre este Player e si ja testou ele e si e de boa qualidade mesmo como eu ja vi algumas pessoas falar em alguns forum..ou o Fiio X5 e bem mais superior ?desde ja sou grato pela atenção..

    • mindtheheadphone

      Pois é Kleber, concordo com o Rodrigo.

      Não tenho nada a dizer sobre o DX90 e nem sobre o X5, já que nunca ouvi nenhum deles.

      Um abraço!

  • Rodrigo Rocha

    Bom Dia Kleber!
    Gostaria de pedir para você direcionar suas perguntas para o Forum.
    http://mindtheheadphone.com.br/forum/
    Lá, alem do administrador do site, vai ter outras pessoas dispostas a te orientar.
    Aqui é para o administrador do site ter um feedback dos leitores sobre o texto.
    Perguntas relacionadas a qual equipamento comprar e etc, melhor colocar no forum.
    Obrigado!

    Obs: Depois que você abrir um tópico no forum com sua perguntam, avise.
    Acho que seria interessante para o administrador do site deletar seus Posts
    para deixar a seção de comentários mais enxuta.

  • Certo Rodrigo grato pela orientação,vou fazer isto agora,mais uma vez grato pela atenção de sempre..um abraço..

  • Mateus

    Leonardo,esse amplificador faz um um trabalho bom,ou minimamente razoável,com o HD 700?

    • mindtheheadphone

      Olá Mateus,

      Minha opinião não está dentro do consenso nesse caso, mas na minha opinião sim. Achei que o HD700 é um fone bem fácil de ser amplificado – como eu disse em sua avaliação –, então acho que o FiiO E17 pode ser uma boa escolha para usar com ele.

      Um abraço!

  • Evandro

    Olá, estou com uma pequena duvida, se eu comprar combo fiio e17 e o e9 juntos nao preciso de uma placa de som no pc, ou se eu comprar uma placa de som seria melhor? ex asus xonar phoebus ou a Asus Xonar Essence Stx, isso subistitui o uso da placa de som do pc? irei usar um ad700pro ou shure750dj, aproveitando esse fones sao bom para jogo e musica? vlw.

    • mindtheheadphone

      Olá Evandro,

      Nesse caso vc não precisaria de uma placa de som. Basta conectar o combo ao computador via USB e pronto. Sobre os fones, já respondi lá no fórum, ok?

      Um abraço

  • Cassiano

    Olá, Ao ler sobre as conexões suportadas por esse DAC, me veio a dúvida: é preciso comprar um cabo coaxial ou óptico separadamente, ou basta usar o cabo P2-P2 que vem no pacote? Na primeira opção eu teria mais qualidade?

    Abraço!

    • mindtheheadphone

      Olá Cassiano,

      O cabo P2 é totalmente diferente dos coaxiais e óticos, e serve para funções diferentes. O P2 é usado para conexões puramente analógicas (no caso, uma fonte, o player, e um amplificador, o E17), ou seja, nesse caso o DAC do E17 não estaria sendo utilizado. Já as conexões coaxiais e óticas transmitem sinais digitais, ou seja, vc conectaria algum equipamento com saída digital à seção de DAC do FiiO.

      Se vc estiver usando uma excelente fonte, com um DAC ou CD player de alto nível, seria melhor conectá-lo à entrada analógica do E17, para usá-lo apenas como amplificador. Se for uma fonte mais simples, como um notebook qualquer, aí vale mais a pena usar o DAC do FiiO, que é provavelmente superior.

      Um abraço!

      • Cassiano

        Ah sim! Obrigado pelo esclarecimento!

  • Marcos Filho

    Leo, parabéns pelo review, tenho sua página como referência para vários equipamentos. Tenho umas dúvidas e acho que você pode me ajudar, você sente algum recuo nos médios no E17? Grave muito gordo? Som embolado em músicas mais complexas? Comprei recentemente um fiio e07k e fiquei bem decepcionado com essas características, achei longe de ser neutro e eu passo longe de ser basshead. O que você pode dizer quanto a neutralidade do E17? Sei que essa é uma péssima pergunta pra responder, mas acha que eu encontro uma dac/amp portátil de assinatura neutra ou centrada nos médios abaixo dos U$200,00? Se não, teria algo pra me recomendar? Gosto de médios encorpados e graves com punch porém sem exagero no corpo. No momento estou usando um Soundmagic HP150 e as vezes prefiro ouvir ele na saída do meu PC – mesmo que mais granulado e com menos soundstage – em vez do e07k.

    • mindtheheadphone

      Sério, Marcos??

      Cara, definitivamente não ouvi nada do tipo com o E17! Muito pelo contrário, é um equipamento com uma sonoridade extremamente macia e prazerosa. Uma pergunta: vc está comparando a sua sonoridade somente à do computador? Pergunto porque pode ser que, dependendo da sua experiência com equipamentos, poderia ser possível que o seu PC é que tenha uma sonoridade longe da neutralidade (digamos, com médios muito para a frente, o que por sorte bate com as suas preferências) e aí o FiiO pode ser mais natural mas diferente do que vc busca.

      Se não for isso e se o E07K é que for assim mesmo, acho que o E17 pode te atender, porque é consideravelmente natural.

      Um abraço!

  • Marcos Filho

    Então, depois de uns dias de audição estou me acostumando melhor ao amp e me entendendo com ele, estou achando ele bem mais neutro do que antes mas continuo o achando basshead e tendo que diminuir o bass no EQ, mas isso resolve o problema. Tenho achado os médios encorpados como gosto e o som geral mais “gostoso” no amp do que no meu PC, outra coisa é que antes estava ligando ele a um HUB USB e agora estou ligando direto a entrada do PC, a diferença é notável e isso influenciou muito a minha primeira impressão, não cometerei mais esse erro. Infelizmente não testei de nenhuma fonte confiável ainda, meu Sansa morreu e estou esperando a oportunidade de testar em um iDevice de algum amigo, apesar de estar me entendendo bem melhor com ele e me sentindo satisfeito, está nos planos troca-lo por um E17. Valeu pela resposta, abraço!

    • mindtheheadphone

      Ah, que bom Marcos! Fico feliz que a situação esteja melhorando. Espero que se resolva completamente.

      Um abraço!

  • Mauricio

    ……”o E17 infelizmente não funciona como DAC de iDevices” ……

    Olá, Leonardo, td bem? Quando li essa frase acima no seu review fiquei um pouco decepcionado. Mesmo com os cabos específicos da Fiio (ligados na base do iPod, iPhone etc) ou então pelo adaptador LOD que vc mostrou numa foto, não é possível que o E17 funcione como DAC?? Muito obrigado, e um abraço.

    • Mauricio
      • mindtheheadphone

        Olá, Mauricio!

        A questão é a seguinte: até o lançamento do iOS7, os iDevices necessitavam de um chip específico para retirar seus dados digitais, que eram, digamos assim, codificados de maneira especial, ou seja, não eram dados digitais comuns. E poucos aparelhos (o E17 não é um deles) eram capazes de fazer essa decodificação – exemplos são o Wadia iTransport, os Sony PHA, alguns Cypher Labs e o Fostex HP-P1. Por isso, um cabo LOD para USB não funcionaria com o E17, e um LOD para P2, uma conexão analógica, faria com que ele funcionasse apenas como amplificador.

        Aquele adaptador ilustrado, o FiiO L7, na realidade não serve para isso. É apenas uma forma de usar o E17 apenas como DAC enviando um sinal em line-level para que ele seja amplificado por um amplificador externo. É outra situação.

        Bom, felizmente, a partir do iOS7, a Apple parece ter liberado a extração de dados de maneira comum, desde que vc use esse Camera Connection Kit e que o DAC não puxe muita energia do iDevice. E aí é sim possível conectar um iPhone, iPod Touch ou iPad (desde que usem no mínimo o iOS7) para o E17.

        Um abraço!

        • Mauricio

          Muito obrigado, Leonardo. Fico chapado com o conhecimento que você tem de tantos equipamentos. Parabéns.

          • mindtheheadphone

            Obrigado, Mauricio 🙂

  • Ricardo

    Boa tarde gente!
    Para os proprietários de Android, encontrei uma forma de utilizar o FiiO E17 como DAC.

    Instalei o programa “USB Audio Player PRO” que é facilmente encontrado na Play Store Google.

    O som fica um verdadeiro primor!

    Abraços.

    • Boa dica, Ricardo!

      • Ricardo

        Abraços meu irmão!
        Deus te abençoe e guarde!

  • André

    Leonardo tudo bem!? Pois então, quero aprender antes de comprar pra nao fazer besteira.Olha só te disse q ouço música pelo smart um Galaxy note 2.O Fiio E17 não funciona como DAC pro Android? Me perdoe a ignorância mas… Oq é DAC?Agradeço!

  • renato santos

    olá, o que é melhor e qual a diferença… (e no que consiste) ; usar o DAC USB 96/24 ou o DAC SPDIF 196/24; usar o DAC coaxial ou o USB ??? ; abs

  • renato santos

    uma pergunta, não entendo disso: como posso fazer meu notebook aproveitar a saída coaxial do Fiio e não USB ??? quero usar a coaxial … se eu entendi bem, a coaxial tem melhor qualidade de áudio que a USB, ou não ??? abs

  • renato santos

    olá quero saber qual o de maior qualidade do fiio e17, o usb 96/24, o coaxial ou o spdif 196/24, pois quero a maior qualidade… não entendo, não sei se tenho que colocar uma entrada de audio spdif no meu notebook ou se o fiio que pretendo comprar (um e17k) vem com algum tipo de adaptador que eu ligue ao notebook, fazendo com que seja aproveitado o melhor do digital (imagino que seja melhor que o analogico na qualidade), se for melhor mesmo… leonardo eu pergunto pois eu leio e não entendo

  • renato santos

    ola leonardo, uma ultima pergunta: qual a diferença de som entre E17 e E17K. Pergunta intrigante, sempre muito educado, parabéns pelo blog !!!

    • Renato, não sei te dizer. Sei que os FiiO “K” são atualizações, então imagino que o E17K seja melhor, mas não sei se em som também.

      Um abraço!

  • renato santos

    Olá, colocar um FiiO E17 + um amplificador é recomendável tendo em vista o problema da distorção do som ??? Pergunto pois li em outro lugar que não é bom ter 2 amplificadores, o que seria o caso já que o E17 é também amplificador, além de DAC. Caso não seja recomendável FiiO E17 + outro amplificador (lembrando que o FiiO E17 tem 150 ohms de recomendação para fones) para um fone de uns 250, 300 ohms, deveria eu comprar apenas 1 aparelho (observação: com DAC) e qual seria este aparelho DAC + amplificador em 1 só aparelho, caso não seja recomendável a combinação… Pode ser até uns 2500 reais

    • Renato, compre o FiiO L7, que é um dock line-out pro E17 – ou seja, ele torna o E17 apenas um DAC. E aí vc usa o amplificador que quiser.

  • renato santos

    ola, no combo FiiO E17 + E09K que vende-se por aí, como funciona ? Há amplificação duas vezes, gerando ruído (pois os 2 são amplificadores), ampliando a distorção ????;( me parece que o E09K é que faz a função de DAC quando acoplado ao E17 ), e a qualidade, como fica ?

    • Não Renato, um conjunto como esse certamente não seria desenvolvido com uma falha tão grande. O E09 faz um bypass na amplificação do E17 e o utiliza apenas como DAC. Então o E17 serve como DAC para o E09, que atua apenas como amplificador.

  • Thomaz Lamy

    Obrigado por compartilhar, de forma tão competente, seu profundo conhecimento. Seus textos são maravilhosos, todos eles! Conseguir explicar e diferenciar a assinatura sonora de cada aparelho certamente não é tarefa fácil e vc o faz de forma competentíssima ! Seu bom senso e auto crítica são preciosos; quando vc diz “estou sendo chato” “estou sendo preciosista” etc vc não induz o leitor (atento e que quer aprender) a investir seu suado dinheiro por conta de nuances por vezes quase imperceptíveis. É um hobby caro, e portatno ter um mestre guiado os “pequenos gafanhotos” em suas aquisições é e$$encial. Pois bem, já seguindo seus conselhos em vez de adquirir um novo fiquei procurando anúncios e acabei de comprar um ATH M50S usado, por R$400,oo. Agora estou fuçando a Web à procura do Fiio E17. O M50 até que foi fácil encontrar, achar um E17 se revelou tarefa mais difícil… Bom sinal, “quem tem nao vende”! Provavelmente a solução vai ser comprar um novo na Amazon e pedir para alguém trazer do exterior. Com vc mencionou é um investimento que vai me acompanhar por bastante tempo, dinheiro nao esta dando em arvore mas não vou ter que pedir “empréstimo no banco” , Us$160 pelo que vc explica no review é um valor bastante justo. Bom, novamente agradeço , do fundo do coração, sua tremenda boa vontade em compartilhar, ensinar, esclarecer. É isso, o texto é só para te agradecer mesmo, forte abraço, Thomaz.

    • Muito obrigado Thomaz, fico feliz que tenha gostado do texto! 🙂

      Eu procuro ter um pouco de cuidado com esse tipo de coisa porque já estive na sua posição e cansei de me decepcionar comprando equipamentos e vendo que as melhorias descritas como enormes por muitos audiófilos eram, para os meus ouvidos, extremamente pequenas! Acho que nesse hobby muita coisa é exagerada, e falta um pouco de pé-no-chão e até de noção em muitos hobbistas… e quem sai perdendo, na maior parte dos casos, são os iniciantes que acabam criando (com bons motivos) expectativas que dificilmente serão atendidas.

      Nessa avaliação especificamente tentei ser mais cuidadoso porque o FiiO E17 é muito frequentemente visto como uma bela porta de entrada, então sei que muitas das pessoas que iriam ler o texto provavelmente estariam começando, então tentei ao máximo dar uma ideia do que o E17 de fato iria fazer num sistema e em que situações ele poderia ser contemplado.

      Sobre seu caso, acho que vc fez uma excelente escolha em termos de fone, e acho que o E17 pode ser uma ótima opção de amp/DAC pra vc! Mas se vc não tiver necessidade de algo portátil, acho que também vale a pena pensar num FiiO E10K! É a metade do preço, mas também é um belíssimo conjunto de amp e DAC e que, ao que parece, é suficiente pro M50.

      Um grande abraço!

      • Thomaz Lamy

        Não, o DAC/AMP não tem que ser portátil, é para curtir música em casa mesmo e, eventualmente, ligar na TV para ver filmes e/ou jogar video game mais tarde da noite/madrugada sem ter que colocar o volume baixinho para não incomodar a esposa e a filhota de 4 aninhos. Vou seguir sua dica e comprar o E10K; de fato a metade do preço do E17.
        Forte abraço e obrigado mais uma vez! Thomaz

      • Thomaz Lamy

        Update:
        revirei o HT forum e a comunidade “classificados High end” lá no facebook em busca do E10K. Nada, nenhum anuncio ativo….. Dai, comentei, “an passant”, num topico sobre o fone M50 na comunidade Fones High End que estava gostando bastante E QUE agora faltava comprar um Fiio E10k. Não é que tinha um membro on-line com um a venda?! Daqui uns 3 ou 4 dias recebo.
        Obrigado de novo pela dica e forte abraço.

        • Opa, excelente, Thomaz! Belo achado!

          Tenho certeza de que vc vai gostar do conjunto.

          Um abraço!

  • renato santos

    olá, qual o melhor dac e amplificador (conjunto) considerando custo-benefício para empurrar um fone de 600 ohms, que exija bastante ???

    • Renato, mesmo tendo postado umas 10 perguntas sobre o FiiO E17 vc não o comprou afinal?

      Bom, sobre essa sua última pergunta, vou copiar o que disse a vc há algum tempo atrás:

      “Sei que o assunto é complexo, mas tenha calma. Leia com paciência, use bastante o Google e pesquise […] É melhor ler bastante e tentar ao máximo resolver suas dúvidas sozinho. Faz bem.”

      Existe muita coisa envolvida na escolha de um DAC e um amplificador. Não existe um melhor. Então, repetindo, pesquise sobre o assunto, veja o que está disponível dentro do seu orçamento, o que te agrada pelas funcionalidades e tudo mais. Leia e pesquise, se informe um pouco sobre o assunto por conta própria também.

      Um abraço!

  • Thalles Barbosa

    Belíssimo texto e review! A dúvida que tenho é: seria o Fiio E18 um E17 com suporte a Android, ou vai além disso?
    Muito bom trabalho e estarei sempre de olho por aqui. Abraço!

    • Olá Thalles, obrigado!

      Olha, na realidade, pelo que sei, são equipamentos distintos. O E18 me parece ter sido desenvolvido a partir do E12.

      Um abraço!

  • Luiz Ricardo Silveira

    Boa noite!

    Mais uma vez me pego namorando este post. hahaha
    Acho que já rodei esse blog umas 4x em cada post. Este do Fiio e17, pelo menos umas 10! 😛

    Bem, não querendo abusar da boa vontade do administrador do blog e da comunidade, venho aqui humildemente pedir uma opinião sincera. 🙂

    Recentemente adquiri um Sennheiser HD 518. Até postei lá no fórum, no clube do Sennheiser! 😉
    Bom, estou adorando o fone. Mas agora estou ficando um pouco mais exigente, e a onboard da minha placa mãe começa a me incomodar em algumas questões(Realtek). Logo, comecei a pensar em como incrementar meu setup.
    Lendo este post novamente, estou quase certo de pegar o Fiio e17k, ou o Fiio e18(já que o 17 “escafedeu-se” do mercado). Mas agora também vi alguns vendedores brasileiros trazendo o Fiio Q1, e acabou me confundindo de vez. rsrs
    Vocês teriam alguma sugestão para mim? Além do Sennheiser, tenho também um modesto AKG k414p, que uso raramente. Com o FiiO, seria interessante também utilizar os fones no meu Moto X 2014. Já o faço agora, mas uma melhora é sempre interessante! 😉

    Obrigado!

    • Olá, Luiz!

      Acho que os FiiO podem ser opções interessantes sim! O Q1 é o menos sofisticado, já o E17K e o E18 são mais fortes – aí vai depender do quanto vc quer investir. Acho que, se vc busca uma opção pra aguentar upgrades futuros, talvez o E18 seja a melhor opção, mas qualquer um deve te satisfazer.

      Um abraço!

      • Luiz Ricardo Silveira

        Obrigado por sua resposta! Com certeza ajudou bastante.

        Abraços!

  • Ygor Nascimento

    Olá Boa noite!

    Realmente este post é um achado, mesmo tendo um certo tempo, parabéns!

    Estou a comprar um dos dois, ou o e17(que já não se encontra mais) ou o e18. Meu uso? Vou usar com um Galaxy S7 Edge + fones Sony MDR-R10 com fio. Pela sua experiência, você acha que posso ter um som muito melhor com esse conjunto? Muito obrigado mesmo, abs!

    • Olá Ygor, muito obrigado!

      Uma coisa: quando diz MDR-R10 quer dizer MDR-10R, não? O MDR-R10 é um fone lendário feito pela Sony em números muito limitados no final dos ano 90 que, hoje em dia, não sai por menos de 6 ou 7 mil dólares nas RARÍSSIMAS ocasiões em que ele aparece no mercado de usados 😉

      Se de fato for o 10R, sinceramente, não sei se vc vai ter ganhos significativos… o Galaxy S7 é um celular com uma excelente qualidade sonora, e o 10R um fone feito pra uso portátil. Acho que o dinheiro que vc investiria no DAC/Amp seria melhor utilizado num upgrade de fone – ou, até mesmo, na compra de um fone complementar, com uma outra assinatura sonora.

      Em seu caso, com esse fone, a ressalva que coloco no início do texto se aplica: “Com fones pouco exigentes, em muitos casos, a melhora que um aparelho como esse vai trazer é muito sutil. As grandes vantagens aparecem ou quando se tem uma fonte muito ruim (como algumas placas de som integradas, tipo as Realtek) ou quando se tem fones mais sofisticados e reveladores. Por isso, é importante observar com que sistema se cruza a linha que traz ao E17 uma boa relação custo x benefício.”

      Seu fone é pouco exigente e sua fonte é ótima, por isso vc certamente não teria benefícios tão significativos! Já um upgrade de fone te traria uma enorme diferença em relação ao que vc tem hoje. Mas se, de toda forma, vc quiser investir num DAC e amplificador, acho que o E18 é mais indicado. Ele foi feito justamente para ser usado com aparelhos Android!

      Espero ter ajudado.

      Um abraço!

      • Ygor Nascimento

        Nossa! Muito obrigado pela resposta! Não esperava a resposta por causa do tempo da postagem, muitíssimo obrigado, de verdade! Sim, os fones são os 10R…kkkk escrevi errado, conheço o R10 e realmente é um fone lendário! Eu gosto dos fones da Sony, confesso. Para um upgrade, vc acha que um MDR-1A resolveria o “problema” ou seria melhor outro de outra marca? (Aceito recomendações…kkkk) Eu realmente não queria carregar outra “tralha” junto ao telefone.

        • Acho que sim Igor, ele pode te atender se vc gosta dos fones da marca. Mas em sua faixa de preço, principalmente se vc puder importar, existem algumas opções mais legais – como Sennheiser Momentum Over-Ear, Audio-Technica ATH-MSR7 e NAD Viso HP-50, por exemplo.

          Um abraço!

          • Ygor Nascimento

            Obrigado mais uma vez!

  • Renan Lopes

    Olá, tenho uma dúvida.

    Tenho um fone AKG 240 mk2.
    Tenho um mixer de baixo custo, é um Alesis MultiMix 4 usb, ele é 16 bits.
    Estou ligando meu akg nesse mixer, e o mixer está ligado em meu PC via usb.

    Se eu comprar um Fiio e17k para utilizar no lugar do mixer, vou ter uma melhora considerável no som?

    • Olá Renan, obrigado!

      Muito difícil dizer, tanto por não conhecer seu mixer quanto por essa “melhora considerável” ser subjetiva. Objetivamente falando, ela provavelmente não será grande, visto que seu AKG não é um fone exigente. Ao mesmo tempo, é possível que vc enxergue essa diferença como algo considerável. É muito difícil prever!

      Um abraço!

  • Jonathan Silva

    Olá Leonardo!

    Li esse review e fiquei com um gostinho de “quero mais” na hora de escutar minhas música hehe
    Olha, já faz uns 4 anos que venho utilizando um Superlux HD681, na verdade comprei um novo (que chegou hoje, diga-se de pasagem) após o antigo ter tido problemas no cabo. Eu também utilizo uma placa de som Asus Xonar DG, e confesso que tem me proporcionado uma boa experiencia comparado aos fones de R$ 30,00 que eu costumava usar, e sem nenhuma placa dedicada.
    Minha experiencia de uso se baseia em escutar música no Spotify (premium) , que vão de gêneros como Chill Wave à Indie pop, e jogar jogos de FPS e simuladores de corrida… Mas sabe, eu senti muita diferença pra quando adquiri esses dois equipamentos, e gostaria de saber como seria com equipamentos que estão acima dos que eu já uso, sabe?!
    Pensei, “será que com a compra de um Fiio e17 minha experiencia já seria melhor?” ou “Será que preciso de um fone novo também e minha placa já da conta de alguma coisa?” Talvez poderia até adquirir um Fiio E09K dependendo do fone novo, ou será que a minha placa daria conta?

    Gostaria de saber se através da sua experiencia poderia me recomendar qual o upgrade que você recomendaria., poderia até ser um fone com uma assinatura diferente pra eu poder criar mais bagagem.
    Muito obrigado pelo conteúdo que você cria aqui, realmente me ajudaram!

    • Olá, Jonathan!

      Olha, eu realmente acho que, no teu caso, o mais legal seria pegar um fone com outra assinatura. Até diria que vc pode pensar num upgrade ao Superlux, pra algo na mesma linha, mas vc vai ter que gastar bastante porque ele é um fone com um desempenho bem acima da sua faixa de preço. Acho que pegar um fone com outra pegada seria o ideal no teu caso. Aliás, recentemente fiz um vídeo sobre amplificadores e DACs que fala bastante sobre essa questão, dá uma olhada! Tá no canal, youtube.com/mindtheheadphone

      Acho que um Grado é praticamente o oposto do Superlux – um SR60 ou um SR80, por exemplo. Vc gastaria, com eles, um valor bem próximo do que gastaria num E17. E eles costumam aparecer com alguma regularidade no grupo de Facebook Compra e Venda de Fones de Ouvido e Acessórios High End. Não vão ser tão bons pra jogos, mas em músicas, vão te dar uma interpretação completamente diferente da do Superlux. É minha recomendação!

      Abraço!

  • Ivo Tomaz de Souza

    Olá, boa noite! Eu li atentamente este artigo ( excelente por sinal ) e gostaria de humildemente fazer uma pergunta. Bem, eu possuo alguns fones de ouvido ( Marcas: Shure, Seenheiser e AKG ) de BAIXA impedância e que não necessitam de um amplificador para empurrá-los. Todos eles tocam muito bem, com bom volume ligados diretamente em meu PC e com uma qualidade de som razoável. A minha dúvida é em relação à QUALIDADE de som. Haverá realmente uma melhora significativa a partir do uso deste DAC em relação às músicas, como um todo?? Eu me refiro à NITIDEZ DO SOM, no geral. – Muito obrigado por sua atenção!!

    • Olá, Ivo!

      Olha… nesse caso, é muito difícil dizer. A questão é que, aparentemente, vc já tem algum conhecimento e familiaridade com o assunto, então é sim possível que vc enxergue o que seria um incremento objetivo relativamente humilde como algo que justifique o preço. Meu maior problema com a forma como o mercado da audiofilia funciona é como muitas coisas são postas fora de proporção, o que decepciona iniciantes.

      Mas vc não é mais iniciante, então, pra vc, pode ser que isso valha a pena. Mas pode ser que não valha também! Minha sugestão: compra um (ou algo parecido mas mais barato, como o HiFimeDIY Sabre 2 USB DAC) e veja o que acha! Na pior das hipóteses, vc consegue vender com alguma facilidade nos Classificados do HTForum ou no grupo de Facebook Compra e Venda de Fones de Ouvido e Acessórios High-End.

      Um abraço!

  • Ivo Tomaz de Souza

    “Boa noite, Leonardo! Em primeiro lugar eu quero muito te agradecer por sua resposta à minha pergunta a respeito do uso desse DAC e a contribuição dele no que se refere à melhoria do desempenho em meu sistema de som, ao meu ver, ainda bem simples. Após refletir sobre seu abalizado comentário, decidi por adquirir um combo [ Fiio E17K + Fiio K5 ]. Devo recebê-lo daqui a dez dias. Sabe, fiz isso já pensando num futuro upgrade exatamente conforme você ilustrou muito bem ao longo da sua detalhada consideração neste post. Há ainda outro assunto sobre um fone de ouvido que pretendo adquirir nos próximos dias ou semanas e gostaria muito de uma opinião sua. A verdade é que, depois de ler e analisar vários de seus textos e também assistir aos seus vídeos, eu ‘aprendi a confiar’ na sua avaliação … especialmente por eu ser ainda inexperiente neste vasto universo da audiofilia … rs. Bem, vou continuar este assunto em meu próximo comentário, afinal este aqui já está ficando bastante longo! Mais uma vez, muito obrigado por sua atenção e parabéns pelo excelente trabalho que vem realizando. Sinto que tenho sido ricamente beneficiado por suas explanações e creio que vários outros Colegas nossos também. – Para o momento é apenas isso, voltarei a falar contigo em breve.”

  • Ivo Tomaz de Souza

    “Boa noite, Leonardo! Em primeiro lugar eu quero muito te agradecer por sua resposta à minha pergunta a respeito do uso desse DAC e a contribuição dele no que se refere à melhoria do desempenho em meu sistema de som, ao meu ver, ainda bem simples. Após refletir sobre seu abalizado comentário, decidi por adquirir um combo [ Fiio E17K + Fiio K5 ]. Devo recebê-lo daqui a dez dias. Sabe, fiz isso já pensando num futuro upgrade exatamente conforme você ilustrou muito bem ao longo da sua detalhada consideração neste post. Há ainda outro assunto sobre um fone de ouvido que pretendo adquirir nos próximos dias ou semanas e gostaria muito de uma opinião sua. A verdade é que, depois de ler e analisar vários de seus textos e também assistir aos seus vídeos, eu ‘aprendi a confiar’ na sua avaliação … especialmente por eu ser ainda inexperiente neste vasto universo da audiofilia … rs. Bem, vou continuar este assunto em meu próximo comentário, afinal este aqui já está ficando bastante longo! Mais uma vez, muito obrigado por sua atenção e parabéns pelo excelente trabalho que vem realizando. Sinto que tenho sido ricamente beneficiado por suas claríssimas explanações e creio que vários outros Colegas nossos também. – Para o momento é apenas isso, voltarei a falar contigo em breve.”

    • Muitíssimo obrigado, Ivo! E dá gosto ler um comentário tão bem escrito… coisa rara hoje em dia!

      Fico feliz que tenha conseguido ajudar! Qualquer coisa, é só falar 🙂

      Abração!

  • Ivo Tomaz de Souza

    “Peço sinceramente que me perdoe(m) … acidentalmente postei o comentário em duplicidade!”

  • Andre

    Oi leonardo! Se me permite, gostaria de “desenterrar” esse post mais antigo. Comecei a alguns meses atrás com um Grado SR80i, ligado direto na saída do meu iMac, logo comprei um Dacmagic XS, e recentemente peguei um combo Fiio E17 + E09K. Apesar de sempre ler que os Grados não se beneficiam muito de amplificação, eu notei sim uma diferença (não muito grande) entre a saída do iMac, e o Grado conectado no Dacmagic XS, e uma diferença maior ainda entre o Dacmagic e o combo da Fiio! Aliás, não só nos Grado, usando o e09k como preamp, o resultado nas minhas caixas (que são simples, umas bookshelf da Edifier) ficou consideravelmente mais agradável. Aí vem minha pergunta: não sei se você tem alguma experiência com o combo Schiit Modi + Magni, mas pergunto: teria algum ganho de qualidade indo do combo Fiio para esse DAC + amp da Schiit? Complementando: além do Grado, pretendo em breve adquirir um HD600 (já li que o combo Fiio empurra razoavelmente bem o HD600, mas será que o combo da Schiit iria melhor ?) Obrigado!

    • Interessante, André… vc chegou a fazer um teste cego, com volumes casados, entre os diferentes sistemas?

      Sobre o combo da Schiit, sinceramente, não tenho experiência… mas costumam falar muito bem do Vali, e acho que seria minha escolha no seu caso! E sim, ele empurra praticamente qualquer coisa, fora fones anormalmente famintos.

      Um abraço!

      • Andre

        Não cheguei a fazer teste cego, mas a diferença foi tão pronunciado que acho improvável ser mero efeito placebo…

        • André, é que essa diferença pronunciada pode, por exemplo, estar vindo de uma pequena diferença de volume, que registramos inconscientemente como incremento em qualidade!

          • Andre

            Sim, sim! Vou tentar fazer um teste volume matched uma hora dessas!

  • Seckinad

    Olá Leonardo, tudo bom?

    Sei que o POST é antigo, mas estou prestes a comprar um amp/DAC Fiio E09k, e estou curioso sobre o desempenho dele junto ao Fiio E17 Alpen.
    Você ainda possui ele?, Assim poderia enviar meu Fiio E09k, para você avaliar essa dupla.

    Pretendo usar o E09k, junto ao E07k por um tempo ate, talvez, achar necessário o upgrade para o E17 Alpen. Se quiser poderia enviar ele junto para analise, caso estiver interessado.
    Agradeço.

    • Olá, Seckinad! Poxa, infelizmente não tenho mais o E17 há muito tempo… mas ficaria surpreso se o upgrade do E07K para o E17 trouxer grandes mudanças. Dependendo do seu sistema, o E09K com o E07K já pode ser mais do que o suficiente.