Fórum MIND THE HEADPHONE
Está decidido que irei abrir um fórum aqui dentro do site, específico para fones de ouvidos. Até onde sei, vai ser o primeiro fórum dedicado do país! Ainda estou acertando como exatamente isso será feito, mas acredito que nos próximos meses ele já se encontre no ar. Fiquem ligados!
O Mercado
Tenho imenso prazer em trazer para o leitor algumas notícias que têm me deixado realmente feliz e animado. Não é surpresa para ninguém, mas a realidade do áudio high-end no Brasil não é nada favorável. O mar de impostos e consequente baixo volume de vendas – afinal os produtos costumam ser caros, mesmo no exterior – faz com que esse mercado seja muito pequeno por aqui. De fones de ouvido, especificamente, é basicamente inexistente. Temos importadores de marcas como Sennheiser, Beyerdynamic e Shure, mas essas marcas são apenas uma fatia de um mercado muito maior.
E, pela primeira vez, estou com a impressão de que essa realidade pode começar a mudar devido a algumas coisas que estão acontecendo.
Um novo importador de produtos high-end
A primeira delas é que está chegando uma nova frota de produtos high-end, de fones de ouvido, trazidos por um conhecido e sério importador de equipamentos de som tradicionais. Para dar uma ideia ao leitor do que estou falando, marcas que já estão confirmadas são Woo Audio e Abyss com seu incrível ortodinâmico AB-1266. Para deixar claro, não tenho qualquer afiliação com a operação, mas tenho estado em contato com a pessoa que estará encarregada do showroom e eu não poderia estar mais entusiasmado com o que fiquei sabendo. Afinal, só me dedico às avaliações porque em primeiro lugar sou um hobbysta. Os preços, ao que tudo indica, serão altamente competitivos e outras marcas que estão em processo de negociação estão entre as mais conceituadas do mercado.
Unique Melody Brasil
A segunda notícia é sobre a Unique Melody Brasil. Já havia mencionado anteriormente que a marca estava sendo representada no país pelo Filipe Nogueira, meu amigo pessoal, uma pessoa pela qual tenho grande respeito e admiração por sua honestidade e seriedade. A marca estava sofrendo alguns problemas sérios com prazos, mas parece que a situação está voltando ao normal. Mas a grande notícia é que agora o site brasileiro, com direito a loja virtual, está no ar. Já avaliei o Merlin e testei brevemente o Miracle, e gostei muito do que ouvi. É muito bom saber que agora temos uma operação firme no mercado de uma conceituada empresa de intra-auriculares customizados, com suporte mais próximo e fácil e opções mais flexíveis de pagamento. Ah, e outra coisa: recentemente foi lançado o 3DD, o primeiro customizado com três alto-falantes dinâmicos. Acho a ideia um tanto estranha por questões técnicas, mas o que ando lendo sobre o fone me deixou curioso e o preço não me pareceu alto.
Westone e Audicare
Outra novidade é sobre a Audicare, em São Paulo, que já era representante da Westone no Brasil há um tempo, mas sofria com preços comicamente exorbitantes com os produtos importados. Agora, porém, parece que a marca está fabricando os fones aqui no Brasil, e os preços caíram bastante, estando finalmente competitivos. Os fones customizados da Westone não parecem ter, ao menos entre a comunidade audiófila, o mesmo renome da JH Audio, Unique Melody ou Ultimate Ears, mas não tenho dúvidas de que são produtos excelentes – e, mais uma vez, com todas as vantagens de um representante nacional. Eles também oferecem serviços como o remolde.
Loja Foneland
Outra nova opção de compras no Brasil é a recém-inaugurada Foneland, uma loja física (em São Paulo) e virtual de fones de ouvido. Também tenho estado em contato com o dono, e o foco são produtos bem mais acessíveis. Os preços me parecem muito bons. Para os que ainda não têm a pretensão de partir para o mercado de produtos mais pretensiosos, é uma belíssima opção. A loja traz marcas como Shure, Philips, Sony, Audio-Technica e AKG.
JH Audio Roxanne
Agora, saindo um pouco das notícias sobre mercado. Acho que quem acompanha o site sabe que um dos meus fones favoritos é o JH Audio JH13Pro. O meu par foi vendido há pouco tempo, por um belo motivo: a marca introduziu um novo topo de linha, chamado Siren Series Roxanne. Trata-se de um intra-auricular de 1.599 dólares (com a possibilidade de o molde ser feito de fibra de carbono, um adicional de 200 dólares) customizado com doze alto-falantes por ouvido – quatro para graves, quatro para médios e quatro para agudos –, ou seja, o dobro do que meu antigo JH13Pro tinha. Pode parecer exagero, mas a questão é que quanto mais alto-falantes, menor o volume a que cada um deve tocar para atingir um determinado nível de pressão sonora, reduzindo a distorção e aumentando o headroom. Traduzindo, podemos esperar um som mais limpo e transparente. Para melhorar, ele possui a nova tecnologia Freqphase da marca, que é uma maneira de alinhar fase e tempo fisicamente, acho que através do comprimento dos dutos que levam o som dos diafragmas para os ouvidos. A cereja do bolo é o controle de graves no cabo, através de um botão. Não faço ideia de como isso é feito, mas pelo que andei lendo, é um controle altamente competente – pelo que dizem, não há qualquer resquício de interferência nas outras frequências. Assim que começar a venda, serei um dos primeiros a pular nesse barco.