OBS: Esse fone é alvo frequente de falsificação! Suspeitem de fones muito baratos aqui no Brasil!
INTRODUÇÃO
O segundo fone intra-auricular de alto nível que tive foi um Sennheiser IE8. Aqueles que leram o comparativo que fiz com o Shure SE530 sabem que não é meu fone favorito, por ser realmente desbalanceado devido a um significativo bump nos graves. Mas o fato é que o IE8 foi um fone muito bem aceito no mercado, e um dos primeiros IEMs high-end (e até hoje um dos únicos) a contar com um diafragma dinâmico.
Essa tecnologia persiste em todos os intra-auriculares da marca, exceto pelo recém lançado – e caríssimo – IE800. O objeto dessa avaliação é o CX 300-II, segunda iteração do IEM de maior sucesso não só da marca, mas também do mercado de intra-auriculares em geral. Devido a uma boa qualidade sonora aliada a um preço baixo, apenas 50 dólares (podendo ser encontrado por ainda menos) o CX 300 foi vendido aos montes, como um substituto de qualidade aos fones inclusos em mp3 players para aqueles que queriam algo melhor, mas gastando pouco.
ASPECTOS FÍSICOS
O CX 300-II é um fone muito bem construído, principalmente pelo preço. É todo feito de plástico, mas apresenta alguns detalhes de construção interessantes, como os cromados com o logotipo da marca. Sinceramente, não há do que reclamar, principalmente tendo o preço em vista. O cabo é de boa qualidade e aparente ser resistente, principalmente pelos strain reliefs bem grandes. Me parece conseguir resistir a anos de abuso.
O corpo do fone em si é muito pequeno e leve, o que proporciona um alto nível de conforto, mas o isolamento poderia ser um pouco melhor. Ele acompanha ponteiras de três tamanhos diferentes, o que parece pouco perto de boa parte dos outros intra-auriculares com os quais tenho experiência. Mas aí me lembro que estou falando de um fone de 50 dólares, e que essas três ponteiras certamente já vão ser suficientes para 99,9% dos usuários. Além das ponteiras, o fone inclui um saquinho de silicone para transporte com um interessante fechamento por ímã. Não é nada demais, mas cumpre o seu papel.
Minha única reclamação é o cabo em formato de J: é maior de um lado do que do outro, para que a parte principal do cabo, antes da divisão entre os lados, entre por um lado só. Alguns fones são assim, mas é algo que definitivamente não gosto – e conheço pouca gente que prefere esse tipo ao tradicional cabo em Y.
O SOM
Fora o HD800 e o HD700, acredito que a Sennheiser tenha, em boa parte dos modelos atuais, uma personalidade característica. O CX 300-II me parece seguir a mesma filosofia de fones como IE8, HD650, HD600 e HD595. Obviamente é mais para uma filosofia geral, já que são todos muito diferentes. O traço em comum é um ligeiro véu, uma sonoridade mais calorosa e fechada que parece priorizar uma apresentação musical, e não analítica. Quero deixar claro que esse é um mero traço em comum entre os fones que eu falei. O IE8 e o CX 300-II são muito diferentes tanto dos full-sizes quanto entre si, mas me parece que o objetivo deles é o mesmo.
A primeira característica que salta aos ouvidos são os graves. Como é de se esperar de um fone dinâmico nessa faixa de preço, eles são consideravelmente pronunciados. Acho que isso se deve tanto ao fato de ser difícil controlar graves num fone com essas características quanto ao público alvo mais generalizado. No entanto, não encobrem significativamente outras faixas de frequência, e têm boa qualidade. O impacto é bom, mas essa região, é claro, não é um exemplo em textura e definição. Não espere a resolução de um Ultimate Ears UE600, por exemplo. Mas, novamente, talvez seja injusto esperar mais do que é apresentado pelo preço. A extensão, aliás, é ótima. O CX 300-II mostra com facilidade os graves da Truant, do Burial.
Os médios são bons, e apresentam boa clareza e detalhamento, porém em algumas situações falta uma última gota de corpo, e os graves podem acabar tirando um pouco de atenção dessa região. De toda forma, esse IEM apresenta vozes, guitarras, pianos e instrumentos centrados nos médios com muita desenvoltura. Há pouco do que reclamar. Esses bons médios, junto com o impacto dos graves, são uma ótima receita para música eletrônica e rock. É uma apresentação bem energética, mas que também pode ser doce, quente e musical em jazz ou gêneros acústicos.
Nos agudos, porém, há um problema um pouco mais significativo. Há um roll-off aliado a um pico numa região específica, o que pode causar impressões muito distintas em músicas diferentes: em algumas o fone parece escuro e mais caloroso – no fantástico jazz de Madeleine Peyroux, por exemplo –, mas em outras, por causa do grave acentuado aliado ao pico, os médios parecem recuados e a resposta é interpretada como em V e muito mais fria – a Radio do Jamiroquai exemplifica bem essa característica, assim como algumas músicas de rock. Porém, normalmente ele pende para o calor e a musicalidade.
Esse problema não é algo que incomode boa parte do tempo, e novamente temos que considerar que estamos falando de um fone consideravelmente barato. E os agudos, apesar de estarem longe da perfeição, não tendo o corpo ideal e sendo consideravelmente granulados, têm boa presença e compõem bem a apresentação geral do CX 300-II.
Em termos de palco sonoro não há muito o que esperar, mas confesso que o Sennheiser não é dos piores, possivelmente pelo diafragma dinâmico e pelo isolamento um pouco abaixo da média. Em momento algum sinto uma apresentação claustrofóbica.
CONCLUSÕES
O Sennheiser CX 300-II se mostrou um ótimo fone. É pequeno, conveniente, barato e tem boas características sonoras. Se adequa bem a uma vasta gama de gêneros musicais, priorizando geralmente uma apresentação mais calorosa e musical, e suas falhas são mais do que aceitáveis para um fone nessa faixa de preço. É claro que não é um fone que vai mandar pessoas correndo para as colinas, mas não tenho dúvidas de que vai satisfazer totalmente aqueles que não são audiófilos ou que não tem grandes pretensões em termos de qualidade sonora, mas que também não se contentam com os earbuds “grátis” que costumam ser incluídos em tocadores mp3, celulares ou notebooks. Recomendado!
Especificações Técnicas
Sennheiser CX 300-II – US$ 59,00 MSR (o preço de rua pode chegar até US$35,00)
- Driver dinâmico único
- Impedância (1kHz): 16 ohms
- Sensibilidade (1kHz): 113 dB/1mW
- Resposta de Frequências: 19Hz – 21kHz
Equipamentos Associados:
iPod Classic
Onde Encontrar